25ͺ Reuniγo Anual

Caxambu
29 de setembro a 2 de outubro de 2002


Textos dos Trabalhos e Pτsteres

Para acessar os textos completos dos Trabalhos e Pôsteres
apresentados na 25ª Reunião Anual da ANPEd,
escolha o GT, no quadro abaixo;

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GT 2 —  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 4 — Didática 
GT 5 — Estado e Política Educacional  
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 

GT 12 — Currículo 
GT 13 — Educação Fundamental 
GT 14 — Sociologia da Educação 
GT 15 — Educação Especial 
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 17 — Filosofia da Educação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GT 20 — Psicologia da Educação
GT 21 — Relações Raciais/ Étnicas e Educação 

 

 


GT 2 — História da Educação

Trabalhos

Alfabetização, política e religião: o caso da cruzada de ação básica cristã (1965-70)
Afonso Celso Caldeira Scocuglia (UFPB)

O colégio Pedro II e as humanidades: a invenção do secundário
Arlette Medeiros Gasparello (UFF)

Pregar ao pregador, educar o educador
Carmen Lúcia Fornari Diez (UFPR)

O diabo inventou a escola? A escola ativa na visão de Adolphe Ferrière
Eliane Teresinha Peres (UFPEL)

A circulação de modelos educativos nas revistas pedagógicas: Portugal e Brasil (1920-1935)
Jaime Francisco Parreira; Luís Miguel Cordeiro (FEUSP)

Uniformização do ensino da leitura: uma combinação de métodos e livros
Karina Klinke

A violência física doméstica na educação de escritores
Maria Helena Palma de Oliveira (UNIBAN)

Punição e disciplina: a revista do ensino e as reformas educacionais mineiras (1925-1930)

Rita de Cassia de Souza

O herói nacional para crianças: produção e circulação de imagens de tiradentes na escola primária brasileira
Thais Nivia de Lima e Fonseca (CUNP)

Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971)
Vivian Batista da Silva (FEUSP)

Igreja e educação na primeira república
Wojciech Andrzej Kulesza (UFPB)

 


Pôsteres

Educação feminina na escola confessional: a arte de ensinar
Geovana Ferreira Melo Moura (UFU)

Táticas de professores e alunos da escola primária em Minas Gerais
Irlen Antônio Gonçalves (FCH/FUMEC)

Cazuza: literatura e memória escolar
Maria do Amparo Borges Ferro (UFPI)

A escrita epistolar e a história da educação
Maria Teresa Santos Cunha (UDESC)

O grupo escolar arquediocesano São José e a (re)produção das classes populares em Florianópolis
Norberto Dallabrida (UDESC)

Matizes da ação inspetora no ensino catarinense: agentes policiais e eclesiais (1830-1858)
Rosemari Conti Gonçalves

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GT 3 — Movimentos Sociais e Educação

Trabalhos

Evasão como forma de exclusão: silêncio como forma de resistência

Arlete Maria Feijó Salcides (FEEVALE)

O jovem como sujeito social
Juarez Tarcisio Dayrell (UFMG)

Iniciativas de redução da violência escolar: o caso de São Paulo
Luiz Alberto Oliveira Gonçalves (UFMG); Marília Pontes Sposito (USP)

Governando o social: racionalidade política dos programas de formação profissional nos movimentos sociais
Madalena Klein (UFRGS)

Saberes em movimento
Maria Clara Bueno Fischer; Clair Ribeiro Ziebell (UNISINOS)

Movimento e cidadania: crianças e adolescentes na luta por direitos sociais
Maria do Amparo Caetano de Figueiredo (UFPB)

A questão da língua nos atuais dilemas da escola indígena em aldeias paresi de Tangará da Serra
Maria Helena Rodrigues Paes (UNEMAT)

O processo de trabalho pedagógico no mst: contradições e superações no campo da cultura corporal

Nair Casagrande (UFPE)

Práticas culturais na escola noturna: oposição, diversão e violência
Shirlei Rezende Sales do Espírito Santo (UFMG)

Assembléias escolares: construindo a democracia em instituições de ensino fundamental
Ulisses Ferreira de Araújo; Valéria Amorim Arantes de Araújo (UNICAMP)

Os baniwa e a escola: sentidos e repercussões
Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel (UFAM)


Pôster

A participação da sociedade civil nos conselhos dos direitos da criança e do adolescente
Isis Sousa Longo (FEUSP)

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GT 4 — Didática

Trabalhos

Didática urbana: cotidiano e espaço pedagógico
Carlos Augusto de Amorim Cardoso (UFPB)

A mediação como fundamento da didática
José Luís Vieira de Almeida (UNINOVE)

O professor, o aluno e o material escolar: cenas de sala de aula de história no ensino médio
Laerthe de Moraes Abreu Junior; Ana Paula Vercelli (USF)

O ensino de didático em cursos de pós-graduação: reconstruindo uma trajetória
Lucia Regina Goulart Vilarinho (UNESA)

A construção do saber docente: entre a formação e o trabalho
Márcia Maria de Oliveira Melo (UFPE)

Parceria universidade e escola pública na formação continuada de professores desenvolvendo a pesquisa do professor
Maurício Compiani; Silvia Fernanda de M. Figueirôa; Vívian Branco Newerla (DGAE)

Práticas pedagógicas e saberes docentes na educação em direitos humanos
Patricia Paula Lima Morgado (PUC-Rio)

Além da aprendizagem significativa
Sergio de Mello Arruda; Michele Hidemi Ueno (UEL)

Filosofia e didática: implicações para o conhecimento
Silas Borges Monteiro (UFMT)


Pôsteres

Cadernos de narrativas: linguagem, narração e experiência na formação de educadores/as
Cláudia Hernandez Barreiros (CAP/UERJ)

A pesquisa como prática pedagógica da sala de aula na educação superior
Leonir Pessate Alves (UNERJ)

Da transposição didática à recontextualização: sobre a transformação do discurso científico na elaboração de exposições de museus
Martha Marandino (MAST/MCT)

A importância da observação participante na pesquisa do cotidiano escolar (arquivo .rtf)
Rogério Bezerra da Silva (IG)

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GT 5 — Estado e Política Educacional 

Trabalhos

Políticas educacionais e formação docente: desafios e dilemas no estado do Ceará
Ana Ignêz Belém Lima Nunes (USC)

A cultura doméstico-clientelista e a administração da escola pública
Evson Malaquias de Moraes Santos (UFPE)

A revista Nova Escola: um projeto político-pedagógico em andamento (1986-2000)
Gina Glaydes Guimarães de Faria (UCG)

Políticas de educação bilíngüe na escola e na família: cenários de competitividade lingüística
Kátia Maria Santos Mota (UNEB)

A escolha de dirigentes escolares como mecanismo instituinte da gestão democrática: caminhos e descaminhos
Lindamir Cardoso Vieira Oliveira; Maria Leila Alves (UMESP)

A assim chamada "Escola Cooperativa de Maringá": uma experiência de privatização da gestão escolar em um município paranaense
Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM)

Reeleição de diretores: continuidade, continuísmo ou falta de opção?
Nilson Robson Guedes Silva (UNICAMP)

A reforma da educação profissional sob a ótica da noção de competência
Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)

A pedagogia da democracia de Paulo Freire
Vânia Medeiros Gasparello (UERJ)

Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública fundamental
Vitor Henrique Paro (FEUSP)


Pôsteres

As políticas de educação superior no plano nacional de educação (PNE) - 2001
Afrânio Mendes Catani (FE - USP)

Conselhos de acompanhamento e controle social do FUNDEF em municípios do Paraná
Andréa Barbosa Gouveia (UFPR)

Discutindo o programa de correção de fluxos no contexto do regime de progrssão continuada: um estudo de caso
Chelsea Maria de Campos Martins (UNESP)

A concepção de planejamento vigente na proposta de um estado intervencionista
Fabiana Silva Fernandes de Medeiros (UNESP)

O planejamento escolar no contexto das políticas educacionais em Minas Gerais nos anos 90
Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU)

Reforma de estado e educação no Brasil: perspectivas presentes na produção acadêmica
Nádia Gaiofatto (FEUSP)

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GT 6 — Educação Popular

Trabalhos

Traçando caminhos e descaminhos de um processo de educação no meio rural: reflexões a partir de uma experiência do PRONERA no Rio Grande do Norte
Alessandro Augusto de Azevedo (UFRN)

Os caiçara: relações entre saberes da experiência e identidades em encontros na Barra do Ribeira, SP
Alik Wunder (UNICAMP)

Mulher e escolarização: uma relação de sentidos
Débora Alves Feitosa (PPGEDU/UFR)

Uma abordagem problematizadora da questão do lixo e do rato em periferia urbana
Eymard Mourão Vasconcelos (UFPB)

Interculturalidade e educação de jovens: processos identitários no espaço urbano popular
Gilberto Ferreira da Silva (UNILASALLE)

O que é popular?
José Francisco de Melo Neto (UFPB)

Autorias do saber e artes da inteligência: vias históricas e alguns esquecimentos na hora de pensar o Brasil
Luiz Gonzaga Gonçalves (UFPB)

Gestão do trabalho, saúde e processos de subjetivação nas escolas
Maria Elizabeth Barros de Barros (UFES)

Avaliação e heterogeneidade: um diálogo possível?
Maria Teresa Esteban (UFF)

A cidade e a alfabetização das crianças das classes populares: algumas considerações
Maria Tereza Goudard Tavares (FFP/UERJ)

As armadilhas da exclusão: um desafio para análise
Mônica Dias Peregrino Ferreira (UERJ/FFP)

A experiência pedagógica do orçamento participativo em comunidades da região do Vale do Rio dos Sinos
Sérgio Pedro Herbert (UNISINOS)


Pôsteres

As imagens multifacetadas da palavra: a literatura na escola (arquivo .zip)
Carolina Amalia Witzke Darolt (UFSCAR)

Adolescente em conflito com a lei
Filomena Ma Gonçalves da Silva Cordeiro Moita (UNIPÊ)

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GT 7— Educação da Criança de 0 a 6 anos

Trabalhos

Entender o outro (...) exige mais, quando o outro é uma criança: reflexões em torno da alteridade da infância no contexto da educação infantil
Alessandra Mara Rotta de Oliveira (UFSC)

Educação infantil: espaço de educação e cuidado
Ângela Maria Scalabrin Coutinho (UFSC)

Cuidar de crianças em creches: os conflitos e os desafios de uma profissão em construção
Beatriz Belluzzo Brando Cunha; Luciana Fátima de Carvalho

Sistemas municipais de ensino e educação infantil
Deise Gonçalves Nunes (UFF)

Direito das crianças à educação infantil - um direito de papel
Jodete Bayer Comes Füllgraf (UFSC)

Espaços infantis: shopping center é lugar de criança?
Karine Dias Coutinho (UFRGS)

As professoras de crianças pequenininhas e o cuidar e educar
Maria José Figueiredo Ávila (UNICAMP)

Educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas
Marilene Dandolini Raupp (UFSC)

Infância e materialidade: uma abordagem bachelardiana
Sandra Regina Simonis Richter (UNISC)

Vieses pedagógicos da educação infantil em um dos municípios brasileiros
Verena Wiggers


Pôsteres

Pesquisas em políticas públicas na educação infantil
Anete Abramowicz (UFSCAR)

Relações de gênero na creche: os homens no cuidado e educação de crianças pequenas
Deborah Thomé Sayão (UFSC)

Indicadores para avaliação de contextos educativos em creche
Eloisa Acires Candal Rocha; Giandréa Reuss Strenzel (UFSC)

Educação infantil na Inglaterra: um olhar desconfiado sobre a escolarização das crianças pequenas
Fernanda Müller (UNISINOS)

A exploração do mundo natural pelas crianças: a construção do conhecimento na educação infantil
Maria Inês Mafra Goulart (UFMG)

Demanda por educação infantil no município de Rio Grande/RS
Maria Renata Alonso Mota (FURG)

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GT 8 — Formação de Professores

Trabalhos

O contexto e os pressupostos para formação de professores em um instituto superior de educação: potenciais multiculturais?
Giseli Pereli de Moura Xavier (UFRJ)

Profissão professor de Ensino Médio
Jaana Flavia Fernandes Nogueira; Eveline Andrade Ferreira (UECE)

Aprendendo a ensinar: um estudo desde a perspectiva da socialização docente
João Batista Carvalho Nunes (UECE)

Repensando a formação do professor interdisciplinar
Joe Garcia (UTP)

A problemática do bacharelado e da licenciatura: o sentido da pesquisa e da formação para docência
José Fernandes Costa; Carla Regina da Silva; Lucila Mareli Meyer; Jane Bittencourt (UFSC)

Reestruturação produtiva e políticas de formação de novas competências para o trabalho docente
Jussara Marques de Macedo (UESB)

Saberes do Professores e ambigüidades da prática docente na rede pública de Campo Grande, MS
Leny Rodrigues Martins Teixeira; Claudia Maria de Lima; Josefa A. G. Grígoli (UCDB)

Formação de professores na perspectiva do movimento dos professores indígenas da Amazônia
Lucíola Inês Pessoa Cavalcante (UFAM)

Os saberes envolvidos na prática competente
Neusa Banhara Ambrosetti (UNITAU)

Duas perspectivas diferentes em relação à abordagem por competências no ensino: o caso do Brasil e do Quebec
Olgaises Cabral Maues; Calixte Wondje; Clermont Gauthier (UFPA)


Pôsteres

Pela narrativa dialógica... os movimentos de constituição da formadora de professores a partir do interior da escola
Fátima Rezende Naves Dias (UFU/ESEBA)

A professora em constituição nas relações de trabalho: uma aproximação do conceito de autonomia
Maria Lúcia Queiroz Guimarães Hernandes

Qual a natureza dos saberes que os licenciandos têm sobre ser um bom professor?
Marisa Franzoni (FEUSP)

A competência científico-pedagógica dos professores formadores da universidade de Aveiro-Portugal
Regina Maria Teles Coutinho (UESPI)

A formação de professores e o desafio de romper com os modelos padronizados
Sonia Regina Mendes (UERJ/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense)

O fazer e o pensar no cotidiano da sala de aula
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes (UNIUBE)

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GT 9 — Trabalho e Educação

Trabalhos

Hegemonia e educação na conformação contemporânea do campo de qualificação profissional (arquivo .zip)
Antonio Almerico Biondi Lima (PPGEDU/FAC)

Habermas: trabalho, linguagem e forma de vida humana
Antonio Carlos Ferreira Bonfim (FACED/UFC)

A qualificação profissional do ponto de vista de trabalhadores da indústria
Claudia Mattos Kober (UNICAMP)

Competência e qualificação profissional: noções que se opõem ou se complementam?
Erika Porceli Alaniz (UNESP)

A reforma da educação profissional e seu impacto sobre as lutas concorrenciais por território no currículo do CEFET - MG
José Angelo Gariglio (CEFET/MG)

Trabalho, estado e escola - crises que se entrecruzam
Justino de Sousa Junior (UFMG)

A questão do método em Marx e Lukács: o desafio da reprodução ideal de um processo real
Liana Brito de C. Araújo (UECE)

Jovens olhares sobre o trabalho
Maria Carla Corronchano (AE)

A fábrica como espaço de aprendizagem, a escolarização como perspectiva de emprego
Nilson Marcos Dias Garcia (CEFET/PR)

Letramento e transformações tecnológicas de mundo do trabalho
Vilma Ferreira Bueno (SC)


Pôster

Processo de individualização e desenvolvimento de competências: implicações para a formação e qualificação do trabalhador (arquivo .zip)
Nara Luciene Rocha (UFMG)

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GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita

Trabalhos

Do texto pelas mãos do esxritor ao texto nas mãos do leitor: pressupostos bakhtinianos para pensar a leitura e a escrita na biblioteca
Alessandra Sexto Bernardes (UFJF)

A fotocópia como instituição
Andréa Pavão

Monstro à solta ou... análise lingüística na escola: apropriações de professoras das séries iniciais ante as novas prescrições para o ensino de "Gramática"
Artur Gomes de Morais (UFPE)

Leituras da mídia: entre a crítica e o assujeitamento
Claudia Cristina dos Santos Andrade (UERJ)

Os processos e critérios sujacentes à escolha de livros didáticos nas escolas públicas do país
Maria da Graça Ferreira da Costa Val (UFMG)

Avaliação de livros didátios por professores de alfabetização e língua portuguesa e susídios para o programa nacional de livros didáticos
Maria das Graças de Castro Bregunci; Ceris Salete Ribas da Silva (UFMG)

Dos saberes docentes à alfabetização de crianças: um contributo à formação de professores
Maria Estela Costa Holanda Campelo (UFRN)

Processos de escolha, recebimento e uso de livros didáticos nas escolas públicas do país
Maria Lúcia Castanheira; Aracy Alves Martins Evangelista (UFMG)

Ciência e divulgação em orientações curriculares (arquivo .zip)
Marildes Marinho (FAE/UFMG)

O texto argumentativo na escola: construção ou prescrição?
Telma Ferraz Leal; Antonio Roazzi (UFPE)


Pôsteres

A alfabetizadora construtivista representada por professoras
Déa Lucia Campos Pernambuco (UFJF)

Construtivismo entre alfabetizadores: algumas reflexões sobre o campo semântico de suas representações
Laeda Bezerra Machado (UFPE)

A literatura e suas apropriações (insubmissas) por leitores jovens
Maria Zélia Versiani Machado (UFMG)

Dando voz ao sujeito da aprendizagem: um estudo com crianças do primeiro ano do ensino fundamental
Regina Mary Cesar Reis (UNITAU)

A interpretação de textos poéticos em pares e o processo de interação
Sueli Silva Gorricho Costa (FEI)

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GT 11 — Política de Educação Superior

Trabalhos

La pertinencia de las modalidades de ingreso a las universidades de un pais periferico: la Argentina
Charlie Palomo (UNTREF)

Contextos de Emergência do PAIUB 2000
Francisco de Assis Palharini (UFF)

Ensino, pesquisa e extensão e a nova tipologia do ensino superior brasileiro
Ivetti Magnani (UNIFAI)

Universidade e sociedade: uma coderiva histórica
Luiz Antonio Botelho Andrade; Edson Pereira da Silva; Waldimir Pirró e Longo; Eduardo Passos (UFF)

Financiamento de universidades estaduais: o caso da Universidade Estadual da Paraíba
Luiz de Sousa Júnior (UFPB)

A influência das concepções alemã e francesa sobre a Universidade de São Paulo e a Universidade do Rio de Janeiro quando de suas fundações
Maria de Fátima Costa de Paula (UFF)

Avaliação externa e os cursos de graduação: implicações políticas na prática pedagógica e na docência
Maria Isabel da Cunha; Mari Margarete Forster; Cleoni Fernandes (UNISINOS)

Políticas públicas de qualidade universitária e construção de espaços de participação
Marília Costa Morosini; Maria Estela Dal Pai Franco (ULBRA)

Educação superior e o mercantilismo nos cursos de formação de professores: um estudo das propostas formuladas pelas instituições de ensino superior do estado do Pará
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA)

A crise da universidade moderna no Brasil
Stela Maria Meneghel (FURB)

Unirede: vetor da privatização do ensino superior
Wagner Braga Batista (UFPB)


Pôsteres

Enfoques avaliativos em revista: concepções de avaliação institucional em questão
Francisco Gonçalves Filho (UNICAMP)

A teoria do capital humano e o provão
José Carlos Rothen (IMI)

A administração de recursos humanos na organização universitária: o caso de três instituições do Triângulo Mineiro
Polyana Imolesi Silveira (UNIT)

As feições da privatização do público na educação superior brasileira: o caso da UFPA
Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)

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