GT
2
História da Educação
Trabalhos
Alfabetização,
política e religião: o caso da cruzada de ação
básica cristã (1965-70)
Afonso Celso Caldeira Scocuglia (UFPB)
O
colégio Pedro II e as humanidades: a invenção do
secundário
Arlette Medeiros Gasparello (UFF)
Pregar
ao pregador, educar o educador
Carmen Lúcia Fornari Diez (UFPR)
O
diabo inventou a escola? A escola ativa na visão de Adolphe Ferrière
Eliane Teresinha Peres (UFPEL)
A
circulação de modelos educativos nas revistas pedagógicas:
Portugal e Brasil (1920-1935)
Jaime Francisco Parreira; Luís Miguel Cordeiro (FEUSP)
Uniformização
do ensino da leitura: uma combinação de métodos e
livros
Karina Klinke
A
violência física doméstica na educação
de escritores
Maria Helena Palma de Oliveira (UNIBAN)
Punição
e disciplina: a revista do ensino e as reformas educacionais mineiras
(1925-1930)
Rita de Cassia de Souza
O
herói nacional para crianças: produção e circulação
de imagens de tiradentes na escola primária brasileira
Thais Nivia de Lima e Fonseca (CUNP)
Uma
história das leituras para professores: análise da produção
e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos
(1930-1971)
Vivian Batista da Silva (FEUSP)
Igreja
e educação na primeira república
Wojciech Andrzej Kulesza (UFPB)
Pôsteres
Educação
feminina na escola confessional: a arte de ensinar
Geovana Ferreira Melo Moura (UFU)
Táticas
de professores e alunos da escola primária em Minas Gerais
Irlen Antônio Gonçalves (FCH/FUMEC)
Cazuza:
literatura e memória escolar
Maria do Amparo Borges Ferro (UFPI)
A
escrita epistolar e a história da educação
Maria Teresa Santos Cunha (UDESC)
O
grupo escolar arquediocesano São José e a (re)produção
das classes populares em Florianópolis
Norberto Dallabrida (UDESC)
Matizes
da ação inspetora no ensino catarinense: agentes policiais
e eclesiais (1830-1858)
Rosemari Conti Gonçalves
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GT
3 Movimentos
Sociais e Educação
Trabalhos
Evasão
como forma de exclusão: silêncio como forma de resistência
Arlete
Maria Feijó Salcides (FEEVALE)
O
jovem como sujeito social
Juarez Tarcisio Dayrell (UFMG)
Iniciativas
de redução da violência escolar: o caso de São
Paulo
Luiz Alberto Oliveira Gonçalves (UFMG); Marília Pontes Sposito
(USP)
Governando
o social: racionalidade política dos programas de formação
profissional nos movimentos sociais
Madalena Klein (UFRGS)
Saberes
em movimento
Maria Clara Bueno Fischer; Clair Ribeiro Ziebell (UNISINOS)
Movimento
e cidadania: crianças e adolescentes na luta por direitos sociais
Maria do Amparo Caetano de Figueiredo (UFPB)
A
questão da língua nos atuais dilemas da escola indígena
em aldeias paresi de Tangará da Serra
Maria Helena Rodrigues Paes (UNEMAT)
O processo de trabalho
pedagógico no mst: contradições e superações
no campo da cultura corporal
Nair Casagrande (UFPE)
Práticas
culturais na escola noturna: oposição, diversão e
violência
Shirlei Rezende Sales do Espírito Santo (UFMG)
Assembléias
escolares: construindo a democracia em instituições de ensino
fundamental
Ulisses Ferreira de Araújo; Valéria Amorim Arantes de Araújo
(UNICAMP)
Os
baniwa e a escola: sentidos e repercussões
Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel (UFAM)
Pôster
A
participação da sociedade civil nos conselhos dos direitos
da criança e do adolescente
Isis Sousa Longo (FEUSP)
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GT
4 Didática
Trabalhos
Didática
urbana: cotidiano e espaço pedagógico
Carlos Augusto de Amorim Cardoso (UFPB)
A
mediação como fundamento da didática
José Luís Vieira de Almeida (UNINOVE)
O
professor, o aluno e o material escolar: cenas de sala de aula de história
no ensino médio
Laerthe de Moraes Abreu Junior; Ana Paula Vercelli (USF)
O
ensino de didático em cursos de pós-graduação:
reconstruindo uma trajetória
Lucia Regina Goulart Vilarinho (UNESA)
A
construção do saber docente: entre a formação
e o trabalho
Márcia Maria de Oliveira Melo (UFPE)
Parceria
universidade e escola pública na formação continuada
de professores desenvolvendo a pesquisa do professor
Maurício Compiani; Silvia Fernanda de M. Figueirôa; Vívian
Branco Newerla (DGAE)
Práticas
pedagógicas e saberes docentes na educação em direitos
humanos
Patricia Paula Lima Morgado (PUC-Rio)
Além
da aprendizagem significativa
Sergio de Mello Arruda; Michele Hidemi Ueno (UEL)
Filosofia
e didática: implicações para o conhecimento
Silas Borges Monteiro (UFMT)
Pôsteres
Cadernos
de narrativas: linguagem, narração e experiência na
formação de educadores/as
Cláudia Hernandez Barreiros (CAP/UERJ)
A
pesquisa como prática pedagógica da sala de aula na educação
superior
Leonir Pessate Alves (UNERJ)
Da
transposição didática à recontextualização:
sobre a transformação do discurso científico na elaboração
de exposições de museus
Martha Marandino (MAST/MCT)
A
importância da observação participante na pesquisa
do cotidiano escolar (arquivo .rtf)
Rogério Bezerra da Silva (IG)
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GT
5 Estado
e Política Educacional
Trabalhos
Políticas
educacionais e formação docente: desafios e dilemas no estado
do Ceará
Ana Ignêz Belém Lima Nunes (USC)
A
cultura doméstico-clientelista e a administração
da escola pública
Evson Malaquias de Moraes Santos (UFPE)
A
revista Nova Escola: um projeto político-pedagógico em andamento
(1986-2000)
Gina Glaydes Guimarães de Faria (UCG)
Políticas
de educação bilíngüe na escola e na família:
cenários de competitividade lingüística
Kátia Maria Santos Mota (UNEB)
A
escolha de dirigentes escolares como mecanismo instituinte da gestão
democrática: caminhos e descaminhos
Lindamir Cardoso Vieira Oliveira; Maria Leila Alves (UMESP)
A assim chamada
"Escola Cooperativa de Maringá": uma experiência
de privatização da gestão escolar em um município
paranaense
Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM)
Reeleição
de diretores: continuidade, continuísmo ou falta de opção?
Nilson Robson Guedes Silva (UNICAMP)
A
reforma da educação profissional sob a ótica da noção
de competência
Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)
A
pedagogia da democracia de Paulo Freire
Vânia Medeiros Gasparello (UERJ)
Implicações
do caráter político da educação para a administração
da escola pública fundamental
Vitor Henrique Paro (FEUSP)
Pôsteres
As
políticas de educação superior no plano nacional
de educação (PNE) - 2001
Afrânio Mendes Catani (FE - USP)
Conselhos
de acompanhamento e controle social do FUNDEF em municípios do
Paraná
Andréa Barbosa Gouveia (UFPR)
Discutindo
o programa de correção de fluxos no contexto do regime de
progrssão continuada: um estudo de caso
Chelsea Maria de Campos Martins (UNESP)
A
concepção de planejamento vigente na proposta de um estado
intervencionista
Fabiana Silva Fernandes de Medeiros (UNESP)
O
planejamento escolar no contexto das políticas educacionais em
Minas Gerais nos anos 90
Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU)
Reforma
de estado e educação no Brasil: perspectivas presentes na
produção acadêmica
Nádia Gaiofatto (FEUSP)
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GT
6 Educação
Popular
Trabalhos
Traçando
caminhos e descaminhos de um processo de educação no meio
rural: reflexões a partir de uma experiência do PRONERA no
Rio Grande do Norte
Alessandro Augusto de Azevedo (UFRN)
Os
caiçara: relações entre saberes da experiência
e identidades em encontros na Barra do Ribeira, SP
Alik Wunder (UNICAMP)
Mulher
e escolarização: uma relação de sentidos
Débora Alves
Feitosa (PPGEDU/UFR)
Uma
abordagem problematizadora da questão do lixo e do rato em periferia
urbana
Eymard Mourão
Vasconcelos (UFPB)
Interculturalidade
e educação de jovens: processos identitários no espaço
urbano popular
Gilberto Ferreira da
Silva (UNILASALLE)
O
que é popular?
José Francisco
de Melo Neto (UFPB)
Autorias
do saber e artes da inteligência: vias históricas e alguns
esquecimentos na hora de pensar o Brasil
Luiz Gonzaga Gonçalves
(UFPB)
Gestão
do trabalho, saúde e processos de subjetivação nas
escolas
Maria Elizabeth Barros
de Barros (UFES)
Avaliação
e heterogeneidade: um diálogo possível?
Maria Teresa Esteban
(UFF)
A
cidade e a alfabetização das crianças das classes
populares: algumas considerações
Maria Tereza Goudard
Tavares (FFP/UERJ)
As
armadilhas da exclusão: um desafio para análise
Mônica Dias Peregrino
Ferreira (UERJ/FFP)
A
experiência pedagógica do orçamento participativo
em comunidades da região do Vale do Rio dos Sinos
Sérgio Pedro
Herbert (UNISINOS)
Pôsteres
As
imagens multifacetadas da palavra: a literatura na escola (arquivo
.zip)
Carolina
Amalia Witzke Darolt (UFSCAR)
Adolescente
em conflito com a lei
Filomena Ma Gonçalves da Silva Cordeiro Moita (UNIPÊ)
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GT
7 Educação
da Criança de 0 a 6 anos
Trabalhos
Entender
o outro (...) exige mais, quando o outro é uma criança:
reflexões em torno da alteridade da infância no contexto
da educação infantil
Alessandra Mara Rotta
de Oliveira (UFSC)
Educação
infantil: espaço de educação e cuidado
Ângela Maria
Scalabrin Coutinho (UFSC)
Cuidar
de crianças em creches: os conflitos e os desafios de uma profissão
em construção
Beatriz Belluzzo Brando
Cunha; Luciana Fátima de Carvalho
Sistemas
municipais de ensino e educação infantil
Deise Gonçalves
Nunes (UFF)
Direito
das crianças à educação infantil - um direito
de papel
Jodete Bayer Comes
Füllgraf (UFSC)
Espaços
infantis: shopping center é lugar de criança?
Karine Dias Coutinho
(UFRGS)
As
professoras de crianças pequenininhas e o cuidar e educar
Maria José Figueiredo
Ávila (UNICAMP)
Educação
infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas
Marilene Dandolini
Raupp (UFSC)
Infância
e materialidade: uma abordagem bachelardiana
Sandra Regina Simonis
Richter (UNISC)
Vieses
pedagógicos da educação infantil em um dos municípios
brasileiros
Verena Wiggers
Pôsteres
Pesquisas
em políticas públicas na educação infantil
Anete Abramowicz (UFSCAR)
Relações
de gênero na creche: os homens no cuidado e educação
de crianças pequenas
Deborah Thomé Sayão (UFSC)
Indicadores
para avaliação de contextos educativos em creche
Eloisa Acires Candal Rocha; Giandréa Reuss Strenzel (UFSC)
Educação
infantil na Inglaterra: um olhar desconfiado sobre a escolarização
das crianças pequenas
Fernanda Müller (UNISINOS)
A
exploração do mundo natural pelas crianças: a construção
do conhecimento na educação infantil
Maria Inês Mafra Goulart (UFMG)
Demanda
por educação infantil no município de Rio Grande/RS
Maria Renata Alonso Mota (FURG)
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GT
8 Formação
de Professores
Trabalhos
O
contexto e os pressupostos para formação de professores
em um instituto superior de educação: potenciais multiculturais?
Giseli Pereli de Moura
Xavier (UFRJ)
Profissão
professor de Ensino Médio
Jaana Flavia Fernandes
Nogueira; Eveline Andrade Ferreira (UECE)
Aprendendo
a ensinar: um estudo desde a perspectiva da socialização
docente
João Batista
Carvalho Nunes (UECE)
Repensando
a formação do professor interdisciplinar
Joe Garcia (UTP)
A
problemática do bacharelado e da licenciatura: o sentido da pesquisa
e da formação para docência
José Fernandes
Costa; Carla Regina da Silva; Lucila Mareli Meyer; Jane Bittencourt (UFSC)
Reestruturação
produtiva e políticas de formação de novas competências
para o trabalho docente
Jussara Marques de
Macedo (UESB)
Saberes
do Professores e ambigüidades da prática docente na rede pública
de Campo Grande, MS
Leny Rodrigues Martins
Teixeira; Claudia Maria de Lima; Josefa A. G. Grígoli (UCDB)
Formação
de professores na perspectiva do movimento dos professores indígenas
da Amazônia
Lucíola Inês
Pessoa Cavalcante (UFAM)
Os
saberes envolvidos na prática competente
Neusa Banhara Ambrosetti
(UNITAU)
Duas
perspectivas diferentes em relação à abordagem por
competências no ensino: o caso do Brasil e do Quebec
Olgaises Cabral Maues;
Calixte Wondje; Clermont Gauthier (UFPA)
Pôsteres
Pela
narrativa dialógica... os movimentos de constituição
da formadora de professores a partir do interior da escola
Fátima Rezende Naves Dias (UFU/ESEBA)
A
professora em constituição nas relações de
trabalho: uma aproximação do conceito de autonomia
Maria Lúcia Queiroz Guimarães Hernandes
Qual
a natureza dos saberes que os licenciandos têm sobre ser um bom
professor?
Marisa Franzoni (FEUSP)
A
competência científico-pedagógica dos professores
formadores da universidade de Aveiro-Portugal
Regina Maria Teles Coutinho (UESPI)
A
formação de professores e o desafio de romper com os modelos
padronizados
Sonia Regina Mendes (UERJ/Faculdade de Educação da Baixada
Fluminense)
O
fazer e o pensar no cotidiano da sala de aula
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes (UNIUBE)
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GT
9 Trabalho
e Educação
Trabalhos
Hegemonia
e educação na conformação contemporânea
do campo de qualificação profissional (arquivo
.zip)
Antonio Almerico Biondi
Lima (PPGEDU/FAC)
Habermas:
trabalho, linguagem e forma de vida humana
Antonio Carlos Ferreira
Bonfim (FACED/UFC)
A
qualificação profissional do ponto de vista de trabalhadores
da indústria
Claudia Mattos Kober
(UNICAMP)
Competência
e qualificação profissional: noções que se
opõem ou se complementam?
Erika Porceli Alaniz
(UNESP)
A
reforma da educação profissional e seu impacto sobre as
lutas concorrenciais por território no currículo do CEFET
- MG
José Angelo
Gariglio (CEFET/MG)
Trabalho,
estado e escola - crises que se entrecruzam
Justino de Sousa Junior
(UFMG)
A
questão do método em Marx e Lukács: o desafio da
reprodução ideal de um processo real
Liana Brito de C. Araújo
(UECE)
Jovens
olhares sobre o trabalho
Maria Carla Corronchano
(AE)
A
fábrica como espaço de aprendizagem, a escolarização
como perspectiva de emprego
Nilson Marcos Dias
Garcia (CEFET/PR)
Letramento
e transformações tecnológicas de mundo do trabalho
Vilma Ferreira Bueno
(SC)
Pôster
Processo
de individualização e desenvolvimento de competências:
implicações para a formação e qualificação
do trabalhador (arquivo .zip)
Nara Luciene Rocha (UFMG)
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GT
10 Alfabetização,
Leitura e Escrita
Trabalhos
Do
texto pelas mãos do esxritor ao texto nas mãos do leitor:
pressupostos bakhtinianos para pensar a leitura e a escrita na biblioteca
Alessandra Sexto Bernardes
(UFJF)
A
fotocópia como instituição
Andréa Pavão
Monstro
à solta ou... análise lingüística na escola:
apropriações de professoras das séries iniciais ante
as novas prescrições para o ensino de "Gramática"
Artur Gomes de Morais
(UFPE)
Leituras
da mídia: entre a crítica e o assujeitamento
Claudia Cristina dos
Santos Andrade (UERJ)
Os
processos e critérios sujacentes à escolha de livros didáticos
nas escolas públicas do país
Maria da Graça
Ferreira da Costa Val (UFMG)
Avaliação
de livros didátios por professores de alfabetização
e língua portuguesa e susídios para o programa nacional
de livros didáticos
Maria das Graças
de Castro Bregunci; Ceris Salete Ribas da Silva (UFMG)
Dos
saberes docentes à alfabetização de crianças:
um contributo à formação de professores
Maria Estela Costa
Holanda Campelo (UFRN)
Processos
de escolha, recebimento e uso de livros didáticos nas escolas públicas
do país
Maria Lúcia
Castanheira; Aracy Alves Martins Evangelista (UFMG)
Ciência
e divulgação em orientações curriculares
(arquivo .zip)
Marildes Marinho (FAE/UFMG)
O
texto argumentativo na escola: construção ou prescrição?
Telma Ferraz Leal;
Antonio Roazzi (UFPE)
Pôsteres
A
alfabetizadora construtivista representada por professoras
Déa Lucia Campos Pernambuco (UFJF)
Construtivismo
entre alfabetizadores: algumas reflexões sobre o campo semântico
de suas representações
Laeda Bezerra Machado (UFPE)
A
literatura e suas apropriações (insubmissas) por leitores
jovens
Maria Zélia Versiani Machado (UFMG)
Dando
voz ao sujeito da aprendizagem: um estudo com crianças do primeiro
ano do ensino fundamental
Regina Mary Cesar Reis (UNITAU)
A
interpretação de textos poéticos em pares e o processo
de interação
Sueli Silva Gorricho Costa (FEI)
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GT
11 Política
de Educação Superior
Trabalhos
La
pertinencia de las modalidades de ingreso a las universidades de un pais
periferico: la Argentina
Charlie Palomo (UNTREF)
Contextos
de Emergência do PAIUB 2000
Francisco de Assis
Palharini (UFF)
Ensino,
pesquisa e extensão e a nova tipologia do ensino superior brasileiro
Ivetti Magnani (UNIFAI)
Universidade
e sociedade: uma coderiva histórica
Luiz Antonio Botelho
Andrade; Edson Pereira da Silva; Waldimir Pirró e Longo; Eduardo
Passos (UFF)
Financiamento
de universidades estaduais: o caso da Universidade Estadual da Paraíba
Luiz de Sousa Júnior
(UFPB)
A
influência das concepções alemã e francesa
sobre a Universidade de São Paulo e a Universidade do Rio de Janeiro
quando de suas fundações
Maria de Fátima
Costa de Paula (UFF)
Avaliação
externa e os cursos de graduação: implicações
políticas na prática pedagógica e na docência
Maria Isabel da Cunha;
Mari Margarete Forster; Cleoni Fernandes (UNISINOS)
Políticas
públicas de qualidade universitária e construção
de espaços de participação
Marília Costa
Morosini; Maria Estela Dal Pai Franco (ULBRA)
Educação
superior e o mercantilismo nos cursos de formação de professores:
um estudo das propostas formuladas pelas instituições de
ensino superior do estado do Pará
Paulo Sérgio
de Almeida Corrêa (UFPA)
A
crise da universidade moderna no Brasil
Stela Maria Meneghel
(FURB)
Unirede:
vetor da privatização do ensino superior
Wagner Braga Batista
(UFPB)
Pôsteres
Enfoques
avaliativos em revista: concepções de avaliação
institucional em questão
Francisco Gonçalves Filho (UNICAMP)
A
teoria do capital humano e o provão
José Carlos Rothen (IMI)
A
administração de recursos humanos na organização
universitária: o caso de três instituições
do Triângulo Mineiro
Polyana Imolesi Silveira (UNIT)
As
feições da privatização do público
na educação superior brasileira: o caso da UFPA
Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)
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