GT
12 Currículo
Trabalhos
Multiculturalismo
e currículo em ação: um estudo de caso
Ana Canen; Angela Maria
Araújo de Oliveira (UFRJ)
Platôs,
multiplicidade e criatividade na estética da produção
do conhecimento escolar
Antonio Carlos Rodrigues
de Amorim (UNICAMP)
Duas
lições para se conectar a um currículo
Cláudio Lúcio
Mendes (FACED/UFRGS)
Los
procesos de diseño curricular en Argentina
Estela Cols; Silvina
Feeney; Graciela Cappelletti; Alejandra Amantea (UBA)
Redes
de conhecimentos na formação docente: noções
e experiências em prévias anotações
Helena Severiano Ponce
Maranhão (UFRJ)
A
poética das exibições do Museu de Ciências
e Tecnologia da PUCRS
Lavínia Schwantes
O
currículo da mídia educativa: governando a subjetividade
docente
Marlucy Alves Paraíse
(FAE/UFMG)
Diretrizes
nacionais para a educação especial na educação
básica: identidades e políticas de homogeneização
no currículo nacional
Monique Franco (FFP/UERJ)
A
história do (in)visível do currículo, no cotidiano
de professoras da roça, em classes multisseriadas
Stella Rodrigues dos
Santos; Ana Sueli Teixeira de Pinho (UNEB)
"Escola
tá bravo!": contribuições para um debate sobre
as relações entre currículo escolar e currículo
extra-escolar na "Era da Informação"
Tânia de Freitas
Resende (FAE/UFMG)
Pôsteres
Currículos
praticados e disciplinarização dos valores: a questão
ética nos currículos escolares
Alexandra
Garcia Ferreira Lima (UERJ)
Construindo
interpretações sobre integração disciplinar:
análises de uma experiência de inovação curricular
a partir de produções de alunos e professores
André Pietsch Lima (UNICAMP)
Poder
e saber presentes na avaliação do rendimento escolar - estado
do Paraná
Eliana Gonçalves (ISEPE)
O
conteúdo simbólico dos elementos que constituem o lugar
- o cotidiano do aluno no ensino de Geografia
Vania Nunes Morgado (UERJ/UFRJ)
voltar ao início desta página
GT
13 Educação
Fundamental
Trabalhos
Práticas
de disciplinarização e não disciplinarização
dos corpos infantis no início do ensino fundamental: uma análise
sobre o uso do espaço
Luciane Paiva Alves
de Oliveira
Um
estudo sobre a evasão escolar
Lucileide Domingos
Queiroz (UFMT)
A
organização democrática do trabalho em sala de aula:
estudo de caso de uma professora do ensino fundamental
Magda Floriana Damiani;
Liziane Oliz Macedo (UFPEL)
Repensando
o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso do aluno
Marisa de Fátima
Sirino; Beatriz Belluzzo Brando Cunha (UNESP)
Quem
pesquisa ensino fundamental no Brasil de hoje?
Merise Santos de Carvalho
(UFRJ)
Pesquisas
de professoras de escolas: um projeto fecundo porque emancipatório
Mitsi Pinheiro de Lacerda
(USP)
Jovens
gueis, AIDS e educação: da fabricação política
de vulnerabilidades na escola
Nilton Poletto Pimentel
(UFES)
Tempo,
espaço e conhecimento escolar - uma análise
Rosa Maria Hessel Silveira
(ULBRA)
O
PNLD brasileiro como estratégia de controle social sobre o ensino
de História no contexto do Mercosul: entre o risco e a necessidade
Sebastião Peres
(UFPEL)
Olhares
que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos
e outros artefatos culturais (arquivo
.zip)
Teresinha Silva de
Oliveira (11º CRE)
Educação
ambiental no ensino fundamental: as representações sociais
dos profissionais na educação
Victor de Araujo Novicki;
Maria do Carmo Moreira Martins Maccariello (UNESA)
Pôsteres
O
corpo e a educação física no cotidiano de uma escola
plural
Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni (UI)
As
imagens de ecossistemas em livros didáticos de ciências do
ensino fundamental e suas implicações para a educação
ambiental (arquivo .zip)
João Mendonça Filho (UNIMEP)
A
educação emocional como uma contribuição à
psicoterapia: relatos de experiências na educação
fundamental de escolas públicas
Silvar Ferreira Ribeiro (UNEB/DCHT)
O
plano de desenvolvimento da escola - PDE no ensino fundamental
Sueli Azevedo de Souza da Cunha Lima (UCG)
O
ensino obrigatório na política pública nacional:
concepções e desafios
Vilma Miranda de Brito (UFMS)
voltar ao início desta página
GT
14 Sociologia
da Educação
Trabalhos
Investimentos
em conhecimento e informação: o enredamento das disposições
regendo o uso das fontes de informação pelo professor de
ensino fundamental
Andréa Moura
de Souza Aguiar (PUC-Minas)
A
"escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção
escolar na narrativa de alunos e familiares
Dília Maria
Andrade Glória (UFMG)
Incivilidade
e autoridade no meio escolar
Ilana Laterman (UFSC)
A
relação projeto nacional e educação em Fernando
de Azevedo e Florestan Fernandes
José Vieira
de Sousa (AEUDF)
Diferença
e tolerância: por uma teoria multicultural da educação
Marcelo Gustavo Andrade
de Souza (PUC-Rio)
Reflexões
sobre o sentido do estudo na produção de percursos escolares
acidentados em jovens de camadas médias
Maria Luisa de Oliveira
Salomon
Os
jovens em busca de um ensino que rentabilize as chances escolares
Nadir Zago (UFSC)
Professores
da escola pública e a educação escolar de seus filhos:
uma contribuição ao estudo da profissão docente
Rosemeire Reis da Silva
(FEUSP)
A
cultura da escola engendrada nos espaços/tempos do cotidiano escolar
Terezinha Maria Cardoso
(UFSC)
Pôster
Licenciandos
em ciências sociais: a luta pela sobrevivência social
Luci Regina Muzzeti (UNESP)
voltar ao início desta página
GT
15 Educação
Especial
Trabalhos
Concepções
de ensino de professores de surdos
Ana Dorziat (UFPB)
O
aluno surdo na escola inclusiva: ocorrências interativas e construção
de conhecimentos
Dulcéria Tartuci
(CAC-UFG)
O
direito de comunicar, por que não? Comunicação alternativa
aplicada a portadores de necessidades educativas especiais no contexto
de sala de aula
Gizeli Aparecida Ribeiro
de Alencar
O
impacto da psicologia na construção histórica do
conceito de deficiência mental
Márcia Imaculada
de Souza (UNIMEP)
Medicalização,
reabilitação, normalização: uma política
de educação especial
Márcia Lise
Lunardi (UFRGS)
Estado
e educação: implicações do liberalismo sobre
a constituição da educação especial inclusiva
Paulo Ricardo Ross
(UFPR)
"Saúde-doença",
"normalidade-desvio", "inclusão-exclusão":
representações sociais da síndrome de down em um
centro de educação especial
Rita de Cássia
Pereira Lima; Victor Evangelista de Faria Ferraz (UNAERP)
A
inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em classes
comuns: avaliação do desempenho acadêmico
Vera Messias Fialho
Capelini; Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCAR)
voltar ao início desta página
GT
16 Educação
e Comunicação
Trabalhos
A
linguagem emocional em ambientes telemáticos: etcendo a razão
e a emoção na formação de educadores
Adriana Rocha Bruno
(USF)
Projetos
de autoria hipermídia em rede: ambiente mediador para o ensino-aprendizagem
de história
Alfredo Eurico Rodrigues
Matta (UNEB)
A
cultura e a experiência formativa na sociedade do espetáculo
Antonio Alvaro Soares
Zuin (UFSCAR)
O
dispositivo da maternidade na mídia
Fabiana de Amorim Marcello
(UFRGS)
Do
psicodrama ao telepsicodrama: um percurso histórico
Heloísa Dupas
Penteado (FE/USP)
Para
pensarmos a comunicação
José Valter
Pereira (UERJ)
A
educação como atividade comunicacional: interatividade e
interdisciplinaridade
Josenei Martins; Lucídio
Bianchetti (UNIDAVI)
Pesquisando
infância e televisão: algumas considerações
teórico-metodológicas
Rita Marisa Ribes Pereira;
Raquel Gonçalves Salgado; Solange Jobim e Souza (UERJ)
Estudantes
universitários e consumo de filmes: produção e apropriação
de significados
Rosalia Maria Duarte
(PUC-Rio)
Filmes
infantis como máquinas de ensinar
Ruth Francini Ramos
Sabat (UFRGS)
Pôsteres
As
tecnologias da "pedagogia" da publicidade (arquivo .zip)
Angela Dillmann Nunes Bicca (CEFETRS)
As
reinvenções das tecnologias no cotidiano escolar
(arquivo .zip)
Carla Christina Imenes de Oliveira (UERJ)
A
ficção científica como instrumento pedagógico
na educação
Carlos Alberto Machado (FACINTER)
A
internet na cultura escolar
Luciene Pazinato da Silva (FACINTER)
Função
pedagógica e formato audiovisual de vídeo para professores:
a proposta do curso "TV na escola e os desafios de hoje"
Vânia Lúcia Quintão Carneiro (UNB)
voltar ao início desta página
GT
17 Filosofia
da Educação
Trabalhos
Formação
cultural e educação: leitura de imagens
Amarildo Luiz Trevisan (UFSM)
Anotações
sobre a formação filosófica no Brasil
Filipe Ceppas
Genealogia
da epistemologia genética
João Marcos Thomé
O
sacrifício da corporeidade e dos sentidos no processo de construção
do sujeito esclarecido
Luciana Azevedo Rodrigues; Marcio Norberto Farias (CESUFOZ)
Sartre
e a distituição do sujeito da educação
Marcio Danelon (UNIMEP)
Da
figura do mestre: categorias de análise
Marlene de Souza Dozol (UFSC)
Ideal
e idealidade segundo Ilyenkov: contribuições para a reflexão
filosófico-educacional contemporânea
Newton Duarte (UNESP)
Educação
e escola nos cadernos do cárcere
Rosemary Dore Soares (UFMG)
Princípios
filosóficos nos manuais didáticos do século XVII
Sandino Hoff (UFMS)
voltar ao início desta página
GT
18 Educação
de Pessoas Jovens e Adultas
Trabalhos
O
ensino médio na educação de jovens e adultos: o material
didático
Denise Alves de Araújo (UFMG/UNI-BH)
O
"ser jovem" nas relações com o trabalho, a escola
e a família
Edna Mendonça Oliveira de Quiroz; Maria Teresa Canesin (UCG)
Educação
ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção
em um programa de EJA entre adultos das camadas populares
Geovania Lúcia dos Santos (FAE/UEMG)
Proposições
curriculares na educação de jovens e adultos: formação
continuada como metodologia de pesquisa
Jane Paiva (UERJ)
Políticas
municipais de educação fundamental de jovens e adultos no
Rio Grande do Sul: tendências nos anos 90
Jaqueline Moll (UFRGS)
Aproximações
da quetão da significação no ensino-aprendizagem
da Matemática na educação de jovens e adultos
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG)
A
construção do alfabetismo de jovens e adultos - uma análise
sócio-histórica e cultural em Frederico Westphalen/RS
(arquivo .zip)
Nair Maria Balem (URI)
A
atuação das centrais sindicais nas políticas de educação
de jovens e adultos
Neise Deluiz (UNESA)
Juventude
e novas tecnologias: implicações para a educação
de jovens e adultos
Sheilla Alessandra Brasileiro (UFMG)
Letramento
no Brasil: principais dados do indicador nacional de alfabetismo funcional
(arquivo .zip)
Vera Masagão Ribeiro; Claudia Lemos Vóvio; Mayra Patrícia
Moura (AE)
Pôsteres
A
circularidade de saberes e o exercício de poder na experiência
dos coletivos de autoformação de educadores/as
Cleide Figueiredo Leitão (UERJ)
A
experiência de alfabetização de pais e seus desdobramentos
na família
Jacqueline Barbosa de Oliveira (UFMG)
As
concepções de alfabetização no cotidiano das
práticas dos educadores comunitários de jovens e adultos
- Mova/RS
Silvana Maria Bellé Zasso (FURG)
Mulheres
adultas das camadas populares: a especificidade da condição
feminina no processo da busca de escolarização
Vera Lúcia Nogueira (EMFMG/PBH)
voltar ao início desta página
GT
19 Educação
Matemática
Trabalhos
Conceitos
geométricos e formação de professores do ensino fundamental
(arquivo .zip)
Ana Lúcia Manrique; Maria José Ferreira da Silva; Saddo
Ag Almouloud (PUC-SP)
Probabilidade
geométrica: um contexto para modelização e para simulação
de situações aleatórias com cabri (arquivo
.zip)
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho (PUC-SP)
Interação
social: uma análise do seu papel na superação de
dificuldades e resolução de problemas aditivos
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa (UFPE)
Espaços
oficiais e intersticiais da formação docente: histórias
de um grupo de professores na área de ciências e matemática
Ettiène Cordeiro Guérios (UFPR)
Corpo
e tecnologia: implicações para a cognição
matemática
Janete Bolite Frant (PUC-SP)
Alguns
equívocos docentes no uso da matemática em cursos de engenharia
João Bosco Laudares; Jonas Lachini (PUC-Minas)
Analisando
a aula de matemática: um estudo a partir das representações
sociais do ensino da geometria
Lícia de Souza Leão Maia (UFPE)
"Matemática
é difícil": um sentido pré-construído
evidenciado na fala dos alunos
Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFRGS)
Cálculo
diferencial e integral: do algebrismo às representações
múltiplas (arquivo .zip)
Oswaldo Luiz Cobra Guimarães (FAENQUIL)
Competências
matemáticas de jovens e adultos em processo de alfabetização
Patrícia Lima Tôrres (UNB)
Pôsteres
Boltzmann
e a matematização na física do século XIX
Katya Margareth Aurani (UNINOVE)
Movimentos
corporais, sensores, informática e representação
matemática
Nilce Fátima Scheffer (URI/Erechim)
Construção
de conceitos geométricos: quando questões abertas se fecham
Salvador Tavares (FAFIC)
voltar ao início desta página
GT
20 Psicologia
da Educação
Trabalhos
O
processo de aprendizagem através das práticas discursivas
em uma classe de aceleração da aprendizagem
Ana Paula Marques Sampaio Pereira (UFJF)
Cultura
oral, escrita e cognição da psicologia de Jerome Bruner:
dos amplificadores culturais aos modos narrativos e proposicionais
Carlos Henrique de Souza Gerken (FUNREI)
Aspectos
simbólicos sa formação continuada de professores
Ecleide Furlanetto (UNICID)
Relação
professor-aluno: subjetividade e objetividade na sala de aula
Elizabeth Cristina Landi de Lima e Souza (UCG)
Subjetividade:
a interpretação do behaviorismo radical
Melania Moroz; Denize Rosaba Rubano e equipe (PUC-SP)
Nas
palavras do escritor, um ensaio sobre a constituição da
subjetividade na infância
Taísa Vliese de Lemos (UFJF)
Pôsteres
A
mídia escrita produzindo significados sobre a avaliação
do ensino superior
Anamérica Prado Marcondes (PUC-SP)
Para
que serve a teoria?
Laurinda Ramalho de Almeida (PUC-SP)
Uma
investigação das transformações conceituais
de professores em situação de formação continuada
Luciane Ribeiro Schlindwein (UNIVALI)
Resgatando
os sonhos e as esperanças dos educadores: educação
transpessoal
Maria Virgínia Bernardi Berger
Professor
assistente virtual do PEC - formação universitária
Regina Célia Almeida Rego Prandini (PUC-SP)
Gestão
democrática: um projeto de ação coletiva
Valéria da Hora Bessa (UERJ)
voltar ao início desta página
GT
21 Relações Raciais/
Étnicas e Educação
Trabalhos
Da
escolaridade à ocupação: raça e desigualdades
sociais em áreas
André Augusto Pereira Brandão (UFF)
Formação
de professores indígenas - um estudo de caso
Antônio Jaco Brand (UCDB)
Professora
negra numa comunidade branca - superando barreiras na conquista de um
espaço
Dolores Schussler (UFMT)
Algumas
comunidades negras rurais do Piauí e a escola: o que há
para entender
Francis Musa Boakari; Ana Beatriz Sousa Gomes (UFPI)
Cultura
escrita e escravidão - reflexões em torno das práticas
e usos da escrita entre escravos no Brasil
Maria Cristina Cortez Wissenbach (USF)
Trajetórias
escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos
e/ou ressignificação cultural?
Nilma Lino Gomes (UFMG)
As
insularidades dos discursos e as trivialidades das práticas de
professores(as) de uma escola pública perante ao racismo, preconceito
e discriminação racial
Rosangela Souza da Silva (UNEB)
Negro,
educação e ascensão social
Tereza Josefa Cruz dos Santos (UFMT)
Pôsteres
Abordagens
do multiculturalismo no discurso oficial e no cotidiano da escola: avanços
e limitações (arquivo
.zip)
Luciane
Ribeiro Dias Gonçalves (UFU)
A
travessia das representações culturais no cotidiano escolar
Maria Felisberta Baptista da Trindade (FEUFF)
voltar ao início desta página
|