25ͺ Reuniγo Anual

Caxambu
29 de setembro a 2 de outubro de 2002


Textos dos Trabalhos e Pτsteres

Para acessar os textos completos dos Trabalhos e Pôsteres
apresentados na 25ª Reunião Anual da ANPEd,
escolha o GT, no quadro abaixo;

depois, clique no título do texto desejado.

 
 

Obs.: A fim de manter completa fidelidade aos textos, optou-se por deixar todos os arquivos no formato original (.rtf do Word). Os arquivos cujo tamanho ultrapassava 1 Mb foram também disponibilizados em "zip", um formato compactado que diminui o tempo de download. Se você não tiver uma programa para descompactar o arquivo, pode baixar o Winzip do site oficial do programa.

GT 2 —  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 4 — Didática 
GT 5 — Estado e Política Educacional  
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 

GT 12 — Currículo 
GT 13 — Educação Fundamental 
GT 14 — Sociologia da Educação 
GT 15 — Educação Especial 
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 17 — Filosofia da Educação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GT 20 — Psicologia da Educação 
GT 21 — Relações Raciais/ Étnicas e Educação

 

GT 12 — Currículo

Trabalhos

Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso
Ana Canen; Angela Maria Araújo de Oliveira (UFRJ)

Platôs, multiplicidade e criatividade na estética da produção do conhecimento escolar
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (UNICAMP)

Duas lições para se conectar a um currículo
Cláudio Lúcio Mendes (FACED/UFRGS)

Los procesos de diseño curricular en Argentina
Estela Cols; Silvina Feeney; Graciela Cappelletti; Alejandra Amantea (UBA)

Redes de conhecimentos na formação docente: noções e experiências em prévias anotações
Helena Severiano Ponce Maranhão (UFRJ)

A poética das exibições do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Lavínia Schwantes

O currículo da mídia educativa: governando a subjetividade docente
Marlucy Alves Paraíse (FAE/UFMG)

Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica: identidades e políticas de homogeneização no currículo nacional
Monique Franco (FFP/UERJ)

A história do (in)visível do currículo, no cotidiano de professoras da roça, em classes multisseriadas
Stella Rodrigues dos Santos; Ana Sueli Teixeira de Pinho (UNEB)

"Escola tá bravo!": contribuições para um debate sobre as relações entre currículo escolar e currículo extra-escolar na "Era da Informação"
Tânia de Freitas Resende (FAE/UFMG)


Pôsteres

Currículos praticados e disciplinarização dos valores: a questão ética nos currículos escolares
Alexandra Garcia Ferreira Lima (UERJ)

Construindo interpretações sobre integração disciplinar: análises de uma experiência de inovação curricular a partir de produções de alunos e professores
André Pietsch Lima (UNICAMP)

Poder e saber presentes na avaliação do rendimento escolar - estado do Paraná
Eliana Gonçalves (ISEPE)

O conteúdo simbólico dos elementos que constituem o lugar - o cotidiano do aluno no ensino de Geografia
Vania Nunes Morgado (UERJ/UFRJ)

voltar ao início desta página


GT 13 — Educação Fundamental

Trabalhos

Práticas de disciplinarização e não disciplinarização dos corpos infantis no início do ensino fundamental: uma análise sobre o uso do espaço
Luciane Paiva Alves de Oliveira

Um estudo sobre a evasão escolar
Lucileide Domingos Queiroz (UFMT)

A organização democrática do trabalho em sala de aula: estudo de caso de uma professora do ensino fundamental
Magda Floriana Damiani; Liziane Oliz Macedo (UFPEL)

Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso do aluno
Marisa de Fátima Sirino; Beatriz Belluzzo Brando Cunha (UNESP)

Quem pesquisa ensino fundamental no Brasil de hoje?
Merise Santos de Carvalho (UFRJ)

Pesquisas de professoras de escolas: um projeto fecundo porque emancipatório
Mitsi Pinheiro de Lacerda (USP)

Jovens gueis, AIDS e educação: da fabricação política de vulnerabilidades na escola
Nilton Poletto Pimentel (UFES)

Tempo, espaço e conhecimento escolar - uma análise
Rosa Maria Hessel Silveira (ULBRA)

O PNLD brasileiro como estratégia de controle social sobre o ensino de História no contexto do Mercosul: entre o risco e a necessidade
Sebastião Peres (UFPEL)

Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais (arquivo .zip)
Teresinha Silva de Oliveira (11º CRE)

Educação ambiental no ensino fundamental: as representações sociais dos profissionais na educação
Victor de Araujo Novicki; Maria do Carmo Moreira Martins Maccariello (UNESA)


Pôsteres

O corpo e a educação física no cotidiano de uma escola plural
Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni (UI)

As imagens de ecossistemas em livros didáticos de ciências do ensino fundamental e suas implicações para a educação ambiental (arquivo .zip)
João Mendonça Filho (UNIMEP)

A educação emocional como uma contribuição à psicoterapia: relatos de experiências na educação fundamental de escolas públicas
Silvar Ferreira Ribeiro (UNEB/DCHT)

O plano de desenvolvimento da escola - PDE no ensino fundamental
Sueli Azevedo de Souza da Cunha Lima (UCG)

O ensino obrigatório na política pública nacional: concepções e desafios
Vilma Miranda de Brito (UFMS)

voltar ao início desta página


GT 14 — Sociologia da Educação

Trabalhos

Investimentos em conhecimento e informação: o enredamento das disposições regendo o uso das fontes de informação pelo professor de ensino fundamental
Andréa Moura de Souza Aguiar (PUC-Minas)

A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
Dília Maria Andrade Glória (UFMG)

Incivilidade e autoridade no meio escolar
Ilana Laterman (UFSC)

A relação projeto nacional e educação em Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes
José Vieira de Sousa (AEUDF)

Diferença e tolerância: por uma teoria multicultural da educação
Marcelo Gustavo Andrade de Souza (PUC-Rio)

Reflexões sobre o sentido do estudo na produção de percursos escolares acidentados em jovens de camadas médias
Maria Luisa de Oliveira Salomon

Os jovens em busca de um ensino que rentabilize as chances escolares
Nadir Zago (UFSC)

Professores da escola pública e a educação escolar de seus filhos: uma contribuição ao estudo da profissão docente
Rosemeire Reis da Silva (FEUSP)

A cultura da escola engendrada nos espaços/tempos do cotidiano escolar
Terezinha Maria Cardoso (UFSC)


Pôster

Licenciandos em ciências sociais: a luta pela sobrevivência social
Luci Regina Muzzeti (UNESP)

voltar ao início desta página


GT 15 — Educação Especial

Trabalhos

Concepções de ensino de professores de surdos
Ana Dorziat (UFPB)

O aluno surdo na escola inclusiva: ocorrências interativas e construção de conhecimentos
Dulcéria Tartuci (CAC-UFG)

O direito de comunicar, por que não? Comunicação alternativa aplicada a portadores de necessidades educativas especiais no contexto de sala de aula
Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar

O impacto da psicologia na construção histórica do conceito de deficiência mental
Márcia Imaculada de Souza (UNIMEP)

Medicalização, reabilitação, normalização: uma política de educação especial
Márcia Lise Lunardi (UFRGS)

Estado e educação: implicações do liberalismo sobre a constituição da educação especial inclusiva
Paulo Ricardo Ross (UFPR)

"Saúde-doença", "normalidade-desvio", "inclusão-exclusão": representações sociais da síndrome de down em um centro de educação especial
Rita de Cássia Pereira Lima; Victor Evangelista de Faria Ferraz (UNAERP)

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns: avaliação do desempenho acadêmico
Vera Messias Fialho Capelini; Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCAR)

voltar ao início desta página


GT 16 — Educação e Comunicação

Trabalhos

A linguagem emocional em ambientes telemáticos: etcendo a razão e a emoção na formação de educadores
Adriana Rocha Bruno (USF)

Projetos de autoria hipermídia em rede: ambiente mediador para o ensino-aprendizagem de história
Alfredo Eurico Rodrigues Matta (UNEB)

A cultura e a experiência formativa na sociedade do espetáculo
Antonio Alvaro Soares Zuin (UFSCAR)

O dispositivo da maternidade na mídia
Fabiana de Amorim Marcello (UFRGS)

Do psicodrama ao telepsicodrama: um percurso histórico
Heloísa Dupas Penteado (FE/USP)

Para pensarmos a comunicação
José Valter Pereira (UERJ)

A educação como atividade comunicacional: interatividade e interdisciplinaridade
Josenei Martins; Lucídio Bianchetti (UNIDAVI)

Pesquisando infância e televisão: algumas considerações teórico-metodológicas
Rita Marisa Ribes Pereira; Raquel Gonçalves Salgado; Solange Jobim e Souza (UERJ)

Estudantes universitários e consumo de filmes: produção e apropriação de significados
Rosalia Maria Duarte (PUC-Rio)

Filmes infantis como máquinas de ensinar
Ruth Francini Ramos Sabat (UFRGS)


Pôsteres

As tecnologias da "pedagogia" da publicidade (arquivo .zip)
Angela Dillmann Nunes Bicca (CEFETRS)

As reinvenções das tecnologias no cotidiano escolar (arquivo .zip)
Carla Christina Imenes de Oliveira (UERJ)

A ficção científica como instrumento pedagógico na educação
Carlos Alberto Machado (FACINTER)

A internet na cultura escolar
Luciene Pazinato da Silva (FACINTER)

Função pedagógica e formato audiovisual de vídeo para professores: a proposta do curso "TV na escola e os desafios de hoje"
Vânia Lúcia Quintão Carneiro (UNB)

voltar ao início desta página


GT 17 — Filosofia da Educação

Trabalhos

Formação cultural e educação: leitura de imagens
Amarildo Luiz Trevisan (UFSM)

Anotações sobre a formação filosófica no Brasil
Filipe Ceppas

Genealogia da epistemologia genética
João Marcos Thomé

O sacrifício da corporeidade e dos sentidos no processo de construção do sujeito esclarecido
Luciana Azevedo Rodrigues; Marcio Norberto Farias (CESUFOZ)

Sartre e a distituição do sujeito da educação
Marcio Danelon (UNIMEP)

Da figura do mestre: categorias de análise
Marlene de Souza Dozol (UFSC)

Ideal e idealidade segundo Ilyenkov: contribuições para a reflexão filosófico-educacional contemporânea
Newton Duarte (UNESP)

Educação e escola nos cadernos do cárcere
Rosemary Dore Soares (UFMG)

Princípios filosóficos nos manuais didáticos do século XVII
Sandino Hoff (UFMS)

voltar ao início desta página


GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Trabalhos

O ensino médio na educação de jovens e adultos: o material didático
Denise Alves de Araújo (UFMG/UNI-BH)

O "ser jovem" nas relações com o trabalho, a escola e a família
Edna Mendonça Oliveira de Quiroz; Maria Teresa Canesin (UCG)

Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção em um programa de EJA entre adultos das camadas populares
Geovania Lúcia dos Santos (FAE/UEMG)

Proposições curriculares na educação de jovens e adultos: formação continuada como metodologia de pesquisa
Jane Paiva (UERJ)

Políticas municipais de educação fundamental de jovens e adultos no Rio Grande do Sul: tendências nos anos 90
Jaqueline Moll (UFRGS)

Aproximações da quetão da significação no ensino-aprendizagem da Matemática na educação de jovens e adultos
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG)

A construção do alfabetismo de jovens e adultos - uma análise sócio-histórica e cultural em Frederico Westphalen/RS (arquivo .zip)
Nair Maria Balem (URI)

A atuação das centrais sindicais nas políticas de educação de jovens e adultos
Neise Deluiz (UNESA)

Juventude e novas tecnologias: implicações para a educação de jovens e adultos
Sheilla Alessandra Brasileiro (UFMG)

Letramento no Brasil: principais dados do indicador nacional de alfabetismo funcional (arquivo .zip)
Vera Masagão Ribeiro; Claudia Lemos Vóvio; Mayra Patrícia Moura (AE)


Pôsteres

A circularidade de saberes e o exercício de poder na experiência dos coletivos de autoformação de educadores/as
Cleide Figueiredo Leitão (UERJ)

A experiência de alfabetização de pais e seus desdobramentos na família
Jacqueline Barbosa de Oliveira (UFMG)

As concepções de alfabetização no cotidiano das práticas dos educadores comunitários de jovens e adultos - Mova/RS
Silvana Maria Bellé Zasso (FURG)

Mulheres adultas das camadas populares: a especificidade da condição feminina no processo da busca de escolarização
Vera Lúcia Nogueira (EMFMG/PBH)

voltar ao início desta página


GT 19 — Educação Matemática

Trabalhos

Conceitos geométricos e formação de professores do ensino fundamental (arquivo .zip)
Ana Lúcia Manrique; Maria José Ferreira da Silva; Saddo Ag Almouloud (PUC-SP)

Probabilidade geométrica: um contexto para modelização e para simulação de situações aleatórias com cabri (arquivo .zip)
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho (PUC-SP)

Interação social: uma análise do seu papel na superação de dificuldades e resolução de problemas aditivos
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa (UFPE)

Espaços oficiais e intersticiais da formação docente: histórias de um grupo de professores na área de ciências e matemática
Ettiène Cordeiro Guérios (UFPR)

Corpo e tecnologia: implicações para a cognição matemática
Janete Bolite Frant (PUC-SP)

Alguns equívocos docentes no uso da matemática em cursos de engenharia
João Bosco Laudares; Jonas Lachini (PUC-Minas)

Analisando a aula de matemática: um estudo a partir das representações sociais do ensino da geometria
Lícia de Souza Leão Maia (UFPE)

"Matemática é difícil": um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos
Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFRGS)

Cálculo diferencial e integral: do algebrismo às representações múltiplas (arquivo .zip)
Oswaldo Luiz Cobra Guimarães (FAENQUIL)

Competências matemáticas de jovens e adultos em processo de alfabetização
Patrícia Lima Tôrres (UNB)


Pôsteres

Boltzmann e a matematização na física do século XIX
Katya Margareth Aurani (UNINOVE)

Movimentos corporais, sensores, informática e representação matemática
Nilce Fátima Scheffer (URI/Erechim)

Construção de conceitos geométricos: quando questões abertas se fecham
Salvador Tavares (FAFIC)

voltar ao início desta página


GT 20 — Psicologia da Educação

Trabalhos

O processo de aprendizagem através das práticas discursivas em uma classe de aceleração da aprendizagem
Ana Paula Marques Sampaio Pereira (UFJF)

Cultura oral, escrita e cognição da psicologia de Jerome Bruner: dos amplificadores culturais aos modos narrativos e proposicionais
Carlos Henrique de Souza Gerken (FUNREI)

Aspectos simbólicos sa formação continuada de professores
Ecleide Furlanetto (UNICID)

Relação professor-aluno: subjetividade e objetividade na sala de aula
Elizabeth Cristina Landi de Lima e Souza (UCG)

Subjetividade: a interpretação do behaviorismo radical
Melania Moroz; Denize Rosaba Rubano e equipe (PUC-SP)

Nas palavras do escritor, um ensaio sobre a constituição da subjetividade na infância
Taísa Vliese de Lemos (UFJF)


Pôsteres

A mídia escrita produzindo significados sobre a avaliação do ensino superior
Anamérica Prado Marcondes (PUC-SP)

Para que serve a teoria?
Laurinda Ramalho de Almeida (PUC-SP)

Uma investigação das transformações conceituais de professores em situação de formação continuada
Luciane Ribeiro Schlindwein (UNIVALI)

Resgatando os sonhos e as esperanças dos educadores: educação transpessoal
Maria Virgínia Bernardi Berger

Professor assistente virtual do PEC - formação universitária
Regina Célia Almeida Rego Prandini (PUC-SP)

Gestão democrática: um projeto de ação coletiva
Valéria da Hora Bessa (UERJ)

voltar ao início desta página


GT 21— Relações Raciais/ Étnicas e Educação

Trabalhos

Da escolaridade à ocupação: raça e desigualdades sociais em áreas
André Augusto Pereira Brandão (UFF)

Formação de professores indígenas - um estudo de caso
Antônio Jaco Brand (UCDB)

Professora negra numa comunidade branca - superando barreiras na conquista de um espaço
Dolores Schussler (UFMT)

Algumas comunidades negras rurais do Piauí e a escola: o que há para entender
Francis Musa Boakari; Ana Beatriz Sousa Gomes (UFPI)

Cultura escrita e escravidão - reflexões em torno das práticas e usos da escrita entre escravos no Brasil
Maria Cristina Cortez Wissenbach (USF)

Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos e/ou ressignificação cultural?
Nilma Lino Gomes (UFMG)

As insularidades dos discursos e as trivialidades das práticas de professores(as) de uma escola pública perante ao racismo, preconceito e discriminação racial
Rosangela Souza da Silva (UNEB)

Negro, educação e ascensão social
Tereza Josefa Cruz dos Santos (UFMT)


Pôsteres

Abordagens do multiculturalismo no discurso oficial e no cotidiano da escola: avanços e limitações (arquivo .zip)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (UFU)

A travessia das representações culturais no cotidiano escolar
Maria Felisberta Baptista da Trindade (FEUFF)

voltar ao início desta página