25ͺ Reuniγo Anual

Caxambu
29 de setembro a 2 de outubro de 2002


Textos dos Trabalhos aceitos

Para acessar os textos completos dos Trabalhos aceitos na 25ª Reunião Anual da ANPEd,
escolha o GT, no quadro abaixo;

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GT 2 —  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 5 — Estado e Política Educacional   
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior
GT 12 — Currículo   
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GT 21 — Relações Raciais/ Étnicas e Educação
 

GT 2 — História da Educação

A profissionalização docente catarinense: um resgate da memória do século XIX
Fábia Lilã Luciano (UNESC)

Arquivos escolares: limites e possibilidades para a pesquisa
Nailda Marinho da Costa Bonato (UNIRI)

A eschola publica (1893-1896): um estudo da pedagogia paulista no século XIX
Adriana Aparecida Pinto (Faculdade Dom Bosco)

Organização da instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
Walkíria Miranda Rosa (UEMG)

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GT 3 — Movimentos Sociais e Educação

Um estudo de gênero na educação brasileira
Regina Coeli da Silveira e Silva (UNIVERSO)

Movimentos sociais e educação no meio rural amazônico
Orlando Nobre Bezerra de Souza (UEPA)

Educación intercultural: cuestiones teóricas y metodológicas para un diseño educacional en comunidades originarias de Chile
Alejandro Villalobos Claveria (UDEC)

Orientações socioculturais para o desenvolvimento da educação ambiental
Laudemir Luiz Zart (UNEMAT)

Por que não falar em educação inclusiva?
Elton Palmeira Brandão (UFRJ)

Escola nucleada rural
Maria Marta Lopes Flores (UNIMEP)

O papel dos movimentos sociais na construção de outra sociabilidade
Sandra Maria Marinho Siqueira (UFC)


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GT 5 — Estado e Política 

Administração da escola básica: análise dos registros do aproveitamento dos alunos
Flávia Obino Corrêa Werle (UNISINOS)

Os conselhos do FUNDEF: a dinâmica de implementação em municípios goianos
Maria Dalva Pereira e Andrade (UCG)

A dispersão no trabalho docente: uma leitura preliminar do fenômeno
Maria Francisca de Souza Carvalho Bites (UCG)

Descentralização e autonomia: dimensões da política de formação de professores
Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN)

Estado e política educacional: uma análise a partir da relação público-popular
Antônio Lisboa Leitão de Souza (UFRN)

Avaliando o avaliador (arquivo .zip )
Wanderley Codo (IP-UNB)

Uma análise do financiamento da educação no estado da Califórnia
José Marcelino de Rezende Pinto (FFCLRP-USP)

A municipalização do ensino fundamental em Mato Grosso do Sul (1991-1994)
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes (UFMS)

A participação de docentes na proposta pedagógica de escolas públicas sediadas em Campo Grande/MS - similitudes e dessimilitudes
Regina Sueiro de Figueiredo (UCDB)

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GT 6 — Educação Popular

Movendo-se no desencontro: uma leitura sobre o campo de ação das classes populares em tempos capitalistas
Marize Bastos da Cunha (UFF)

Docências em conflito nas disposições religiosas da passagem do milênio
Jadir de Morais Pessoa (UFG)

Simulacro e inclusão social
Gisele Gallicchio (FEEVALE)

A cor e o gênero dos perdedores
Saraí Patrícia Schmidt (FEEVALE)

Relação muito delicada: escola e comunidade
Adir da Luz Almeida

Movimento e mudança: questões afetas à escola emancipatória
Edwiges Zaccur (UFF)

Semânticas da educação popular
Erenildo João Carlos (UFPB)

Algumas considerações sobre as contribuições da sociopoética à construção coletiva do conhecimento na pesquisa em EP
Sandra Haydée Petit (UFC)

A diferença da diferença
Christina Cabicieri Profice (UESC)

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GT 7— Educação da Criança de 0 a 6 anos

Gestão democrática e participação familiar no âmbito da educação infantil
Bianca Cristina Correa

Informática na educação infantil: tesouro ou ouro de tolo?
Simone Andrea Davila Gallo (UNESP)

Pedagogia cooperativa: desafios de construção de um projeto na educação infantil
Alzira Maria Quiroga Mendoza (PUC-Minas)

Da orientação oficial à prática efetiva: o percurso de ações e idéias sobre a formação continuada do educador infantil
Adelci Hilda Mendes Marques Terciotti (UNIMEP)

O lúdico na construção interdisciplinar da aprendizagem: uma pedagogia do afeto e da criatividade na escola
Jucimara Rojas (UFMS)


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GT 8 — Formação de Professores

Formação docente: análise de reflexões de professores de ciências
Maria Cristina Doglio Behrsin (UFF)

Construindo o professor competente: as determinações de campo do trabalho na reforma da formação dos professores
Roselane Fátima Campos (UFSC)

No discurso de professores, a formação para o trabalho com computadores no contexto escolar
Mirtes Zoé da Silva Moura (FUNREI)

Investigando o saber docente do professor do curso de pedagogia
Zeila Miranda Ferreira (UNIPAM)

A fecundidade de um projeto de parceria escola-universidade para o desenvolvimento profissional docente
Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur (UNESP)

A experiência da formação na formação de professores: um olhar a partir da reflexão da professora alfabetizadora
Sonia Regina de Souza Fernandes (UNIPLAC)

Programando a tela nas amarras da arte de governar à distância: um estudo do "curso de extensão TV na escola e os desafios de hoje"
Eliana Póvoas Pereira (UFPEL)

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GT 9 — Trabalho e Educação

Empresariado industrial e a educação profissional brasileira
Ramon de Oliveira (UFPE)

Trajetórias ocupacionais de trabalhadores precariamente escolarizados
Noela Invernizzi (UFPR)

Entre a cooptação e a repressão: capital e trabalho nas reformas educacionais latinoamericanas
Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos (FIOCRUZ/FEUC)

Produção destrutiva e seus efeitos sobre o trabalho
Epitácio Macário Moura (FACED/UFC)

Trabalho como base da formação: elementos de um currículo para educação de jovens e adultos
Marlene Ribeiro (UFRGS)

Trabalho e consciência: mudanças na sociedade do trabalho e a reconstrução da teoria de classe
Werner Markert (UFRN)

Considerações sobre as mudanças nos processos produtivos e a formação profissional do trabalhador
Anita Handfas (UFF)

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GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita

A população rural do Alto Jequitinhonha e a questão da leitura e da escrita
Maria de Lourdes Santos Ferreira (FAFIDIA)

A trajetória de vida na constituição de professoras leitoras
Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ)

A escolha de livros de alfabetização e perspectivas pedagógicas do ensino da leitura: entre inovaçãoes e permanências
Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG)

Métodos de ensino de leitura em Mato Grosso no início do século XX
Lázara Nanci de Barros Amâncio (UFMT)

A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
Ludmila Thomé de Andrade (UFRJ)

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GT 11 — Política de Educação Superior

Tendências da atuais políticas de ciência e tecnologia: ressignificações no espaço universitário
Marlize Rubin Oliveira (CEFET-PR)

O processo de construção da prática pedagógica do engenheiro-professor
Celia Mara Sales Buonicontro (PUC-Minas)

O ensino superior e a formação de recursos humanso em áreas de saúde: os desafios e tendências atuais da integração e da interdisciplinaridade
Marilúcia de Menezes Rodrigues (UNIT)

Os desafios da autonomia universitária
Celia Regina Otranto (UFRJ)

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