GT
2
História da Educação
A
profissionalização docente catarinense: um resgate da memória
do século XIX
Fábia Lilã Luciano (UNESC)
Arquivos
escolares: limites e possibilidades para a pesquisa
Nailda Marinho da Costa Bonato (UNIRI)
A
eschola publica (1893-1896): um estudo da pedagogia paulista no século
XIX
Adriana Aparecida Pinto (Faculdade Dom Bosco)
Organização
da instrução pública e formação de
professores em Minas Gerais (1825-1852)
Walkíria Miranda Rosa (UEMG)
voltar ao início desta página
GT
3 Movimentos
Sociais e Educação
Um
estudo de gênero na educação brasileira
Regina Coeli da Silveira e Silva (UNIVERSO)
Movimentos
sociais e educação no meio rural amazônico
Orlando Nobre Bezerra de Souza (UEPA)
Educación
intercultural: cuestiones teóricas y metodológicas para
un diseño educacional en comunidades originarias de Chile
Alejandro Villalobos Claveria (UDEC)
Orientações
socioculturais para o desenvolvimento da educação ambiental
Laudemir Luiz Zart (UNEMAT)
Por
que não falar em educação inclusiva?
Elton Palmeira Brandão (UFRJ)
Escola
nucleada rural
Maria Marta Lopes Flores (UNIMEP)
O
papel dos movimentos sociais na construção de outra sociabilidade
Sandra Maria Marinho Siqueira (UFC)
voltar ao início desta página
GT
5 Estado
e Política
Administração
da escola básica: análise dos registros do aproveitamento
dos alunos
Flávia Obino Corrêa Werle (UNISINOS)
Os
conselhos do FUNDEF: a dinâmica de implementação em
municípios goianos
Maria Dalva Pereira e Andrade (UCG)
A
dispersão no trabalho docente: uma leitura preliminar do fenômeno
Maria Francisca de Souza Carvalho Bites (UCG)
Descentralização
e autonomia: dimensões da política de formação
de professores
Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN)
Estado
e política educacional: uma análise a partir da relação
público-popular
Antônio Lisboa Leitão de Souza (UFRN)
Avaliando
o avaliador (arquivo .zip )
Wanderley Codo (IP-UNB)
Uma
análise do financiamento da educação no estado da
Califórnia
José Marcelino de Rezende Pinto (FFCLRP-USP)
A
municipalização do ensino fundamental em Mato Grosso do
Sul (1991-1994)
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes (UFMS)
A
participação de docentes na proposta pedagógica de
escolas públicas sediadas em Campo Grande/MS - similitudes e dessimilitudes
Regina Sueiro de Figueiredo (UCDB)
voltar ao início desta página
GT
6 Educação
Popular
Movendo-se
no desencontro: uma leitura sobre o campo de ação das classes
populares em tempos capitalistas
Marize Bastos da Cunha (UFF)
Docências
em conflito nas disposições religiosas da passagem do milênio
Jadir de Morais Pessoa (UFG)
Simulacro
e inclusão social
Gisele Gallicchio (FEEVALE)
A
cor e o gênero dos perdedores
Saraí Patrícia Schmidt (FEEVALE)
Relação
muito delicada: escola e comunidade
Adir da Luz Almeida
Movimento
e mudança: questões afetas à escola emancipatória
Edwiges Zaccur (UFF)
Semânticas
da educação popular
Erenildo João Carlos (UFPB)
Algumas
considerações sobre as contribuições da sociopoética
à construção coletiva do conhecimento na pesquisa
em EP
Sandra Haydée Petit (UFC)
A
diferença da diferença
Christina Cabicieri Profice (UESC)
voltar ao início desta página
GT
7 Educação
da Criança de 0 a 6 anos
Gestão
democrática e participação familiar no âmbito
da educação infantil
Bianca Cristina Correa
Informática
na educação infantil: tesouro ou ouro de tolo?
Simone Andrea Davila Gallo (UNESP)
Pedagogia
cooperativa: desafios de construção de um projeto na educação
infantil
Alzira Maria Quiroga Mendoza (PUC-Minas)
Da
orientação oficial à prática efetiva: o percurso
de ações e idéias sobre a formação
continuada do educador infantil
Adelci Hilda Mendes Marques Terciotti (UNIMEP)
O
lúdico na construção interdisciplinar da aprendizagem:
uma pedagogia do afeto e da criatividade na escola
Jucimara Rojas (UFMS)
voltar ao início desta página
GT
8 Formação
de Professores
Formação
docente: análise de reflexões de professores de ciências
Maria Cristina Doglio Behrsin (UFF)
Construindo
o professor competente: as determinações de campo do trabalho
na reforma da formação dos professores
Roselane Fátima Campos (UFSC)
No
discurso de professores, a formação para o trabalho com
computadores no contexto escolar
Mirtes Zoé da Silva Moura (FUNREI)
Investigando
o saber docente do professor do curso de pedagogia
Zeila Miranda Ferreira (UNIPAM)
A
fecundidade de um projeto de parceria escola-universidade para o desenvolvimento
profissional docente
Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur (UNESP)
A
experiência da formação na formação
de professores: um olhar a partir da reflexão da professora alfabetizadora
Sonia Regina de Souza Fernandes (UNIPLAC)
Programando
a tela nas amarras da arte de governar à distância: um estudo
do "curso de extensão TV na escola e os desafios de hoje"
Eliana Póvoas Pereira (UFPEL)
voltar ao início desta página
GT
9 Trabalho
e Educação
Empresariado
industrial e a educação profissional brasileira
Ramon de Oliveira (UFPE)
Trajetórias
ocupacionais de trabalhadores precariamente escolarizados
Noela Invernizzi (UFPR)
Entre
a cooptação e a repressão: capital e trabalho nas
reformas educacionais latinoamericanas
Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos (FIOCRUZ/FEUC)
Produção
destrutiva e seus efeitos sobre o trabalho
Epitácio Macário Moura (FACED/UFC)
Trabalho
como base da formação: elementos de um currículo
para educação de jovens e adultos
Marlene Ribeiro (UFRGS)
Trabalho
e consciência: mudanças na sociedade do trabalho e a reconstrução
da teoria de classe
Werner Markert (UFRN)
Considerações
sobre as mudanças nos processos produtivos e a formação
profissional do trabalhador
Anita Handfas (UFF)
voltar ao início desta página
GT
10 Alfabetização,
Leitura e Escrita
A
população rural do Alto Jequitinhonha e a questão
da leitura e da escrita
Maria de Lourdes Santos Ferreira (FAFIDIA)
A
trajetória de vida na constituição de professoras
leitoras
Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ)
A
escolha de livros de alfabetização e perspectivas pedagógicas
do ensino da leitura: entre inovaçãoes e permanências
Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG)
Métodos
de ensino de leitura em Mato Grosso no início do século
XX
Lázara Nanci de Barros Amâncio (UFMT)
A
escrita dos professores: textos em formação, professores
em formação, formação em formação
Ludmila Thomé de Andrade (UFRJ)
voltar ao início desta página
GT
11 Política
de Educação Superior
Tendências
da atuais políticas de ciência e tecnologia: ressignificações
no espaço universitário
Marlize Rubin Oliveira (CEFET-PR)
O
processo de construção da prática pedagógica
do engenheiro-professor
Celia Mara Sales Buonicontro (PUC-Minas)
O
ensino superior e a formação de recursos humanso em áreas
de saúde: os desafios e tendências atuais da integração
e da interdisciplinaridade
Marilúcia de Menezes Rodrigues (UNIT)
Os
desafios da autonomia universitária
Celia Regina Otranto (UFRJ)
voltar ao início desta página
|