25ͺ Reuniγo Anual

Caxambu
29 de setembro a 2 de outubro de 2002


Textos dos Trabalhos aceitos

Para acessar os textos completos dos Trabalhos aceitos na 25ª Reunião Anual da ANPEd,
escolha o GT, no quadro abaixo;

depois, clique no título do texto desejado.

 
 

Obs.: A fim de manter completa fidelidade aos textos, optou-se por deixar todos os arquivos no formato original (.rtf do Word). Os arquivos cujo tamanho ultrapassava 1 Mb foram também disponibilizados em "zip", um formato compactado que diminui o tempo de download. Se você não tiver uma programa para descompactar o arquivo, pode baixar o Winzip do site oficial do programa.

GT 2 —  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação
GT 5 — Estado e Política Educacional  
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 
GT 12 — Currículo 
GT 16 — Educação e Comunicação   
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática   
GT 21 — Relações Raciais/ Étnicas e Educação
 

GT 12 — Currículo

Na montagem do currículo, as tecnologias muliculturais
Lisete Bampi (UFRGS)

No currículo da TV: subjetividade e publicização da vida privada
Simone Olsiesky dos Santos (UFRGS)

As matrizes curriculares de referência (MCR) para o sistema nacional de avaliação da educação básica (SAEB): o caráter disciplinador e a perda da autonomia
Débora Raquel Alves Barreiros (UERJ)

Currículo, identidade e diversidade étnica e nacional em escolas de fronteira
Jacira Helena do Valle Pereira

Currículo-nômade: plano de uma bruxa
Ada Beatriz Gallicchio Kroef (UFRGS)

voltar ao início desta página


GT 16 — Educação e Comunicação

Sexualidades, artes e poder: pedagogias visuais do feminino (arquivo .rtf)
Luciana Gruppelli Loponte (UNISC)

A leitura da imagem nos cursos de formação de professores em arte
Gerda Margit Schütz Foerste (UFES)

A taxinomia do mal na indústria do entretenimento
Paola Basso Menna Barreto Gomes (UFRGS)

Filosofia, arte e ciência: interseções com tecnologia de comunicação digital
Araci Hack Catapan (UFSC)

Juventude, violência e arte
Mauro José Sá Rego Costa (UERJ)

Telecurso 2000 e o problema da educação em massa no Brasil
Alessandra de Assis Picanço (UFBA)

Onde está a tecnologia no curso de pedagogia
Marcia Costa Rodrigues Leite (UERJ)

Cinema brasileiro e público: o que a educação tem a ver com isso?
Ronaldo Rosas Reis (UFF)

Crianças na rede telemática: o ambiente interativo informatizado como espaço-tempo de construção sócio-cognitiva (arquivo .zip)
Tania Maria Scuro Mendes (ULBRA)

Interação social e interatividade digital: navegando por novos paradigmas em educação a distância
Simone Grace de Barros (UFPE)

voltar ao início desta página


GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas

A construção do consenso pelo programa Alfabetização Solidária: "usos" e "abusos" do pensamento freireano
Marcia Soares de Alvarenga (UERJ)

Jovens no ensino supeltivo: desnaturalizando o fracasso e reconstituindo trajetórias
Carmen Brunel (UFRGS)

Letramento: as marcas da oralidade nas produções escritas de alunos
Marinaide Lima de Queiroz (SEMD)

Diferença e singularidade no tempo de aprendizagem de jovens e adultos
Aria Rosa Fontebasso (UFRGS)

Numeramento, metacognição e aprendizagem matemática de jovens e adultos
Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Alfabetização e letramento de jovens e adultos: as concepções e práticas de ensino do sistema de notação alfabética
Dayse Cabral de Moura (UFPE)

O PLANFOR e a educação de jovens e adultos trabalhadores: a subalternidade reiterada
Jaqueline Pereira Ventura (UFF)

O jovem aluno e sas falas: ecos da escola noturna em tempos de novas propostas educacionais
Vilma Abdalla Goissis (UFSCAR)

Dinâmicas de grupo: uma contribuição teórica para uma prática banalizada
Ana Paula Pacheco e Chaves (UNESP)

voltar ao início desta página


GT 19 — Educação Matemática

A matemática em diferentes contextos sociais: diferentes matemáticas ou diferentes manifestações da matemática? Reflexões sobre a especificidade e a natureza do trabalho educativo escolar
José Roberto Boettger Giardinetto (UNESP)

Quatro concepções de probabilidade manifestadas por alunos ingressantes na licenciatura em matemática: clássica, freqüentista, subjetiva e formal
Dione Lucchesi de Carvalho (UNICAMP)

Modelagem matemática e os futuros professores
Jonei Cerqueira Barbosa (UCSAL)

Caracterizando a matemática escolar
Carmen Cecilia Schmitz (UNISINOS)

Parâmetros curriculares nacionais de matemática para o 3º e 4º ciclos de ensino fundamental e o ensino das construções geométricas, entre outras considerações
Elenice de Souza Lodron Zuin (PUC-Minas)

A teoria dos campos conceituais e o ensino de vetores no ensino secundário francês
Marilena Bittar (UFMS)

O(a) professor(a) de matemática no contexto da inclusão escolar
Samira Zaidan (UFMG)

Princípios pedagógicos para medidas espaciais no ensino fundamental
Neiva Ignês Grando (UPF)

voltar ao início desta página


GT 21— Relações Raciais/ Étnicas e Educação

Afro-brasileiros, políticas de ação afirmativa e educação: algumas considerações
Ahyas Siss (UFF)

A representação social do negro no livro didático: o que mudou?
Ana Célia da Silva (UNEB)

Professoras negras: assumindo a identidade étnica e desvelando o preconceito e a discriminação no cotidiano de vida e profissão
Regina de Fátima de Jesus (UERJ)

voltar ao início desta página