GT
12 Currículo
Na
montagem do currículo, as tecnologias muliculturais
Lisete Bampi (UFRGS)
No
currículo da TV: subjetividade e publicização da
vida privada
Simone Olsiesky dos Santos (UFRGS)
As
matrizes curriculares de referência (MCR) para o sistema nacional
de avaliação da educação básica (SAEB):
o caráter disciplinador e a perda da autonomia
Débora Raquel Alves Barreiros (UERJ)
Currículo,
identidade e diversidade étnica e nacional em escolas de fronteira
Jacira Helena do Valle Pereira
Currículo-nômade:
plano de uma bruxa
Ada Beatriz Gallicchio Kroef (UFRGS)
voltar ao início desta página
GT
16 Educação
e Comunicação
Sexualidades,
artes e poder: pedagogias visuais do feminino (arquivo .rtf)
Luciana Gruppelli Loponte (UNISC)
A
leitura da imagem nos cursos de formação de professores
em arte
Gerda Margit Schütz Foerste (UFES)
A
taxinomia do mal na indústria do entretenimento
Paola Basso Menna Barreto Gomes (UFRGS)
Filosofia, arte e
ciência: interseções com tecnologia de comunicação
digital
Araci Hack Catapan (UFSC)
Juventude,
violência e arte
Mauro José Sá Rego Costa (UERJ)
Telecurso
2000 e o problema da educação em massa no Brasil
Alessandra de Assis Picanço (UFBA)
Onde
está a tecnologia no curso de pedagogia
Marcia Costa Rodrigues Leite (UERJ)
Cinema
brasileiro e público: o que a educação tem a ver
com isso?
Ronaldo Rosas Reis (UFF)
Crianças
na rede telemática: o ambiente interativo informatizado como espaço-tempo
de construção sócio-cognitiva (arquivo .zip)
Tania Maria Scuro Mendes (ULBRA)
Interação
social e interatividade digital: navegando por novos paradigmas em educação
a distância
Simone Grace de Barros (UFPE)
voltar ao início desta página
GT
18 Educação
de Pessoas Jovens e Adultas
A
construção do consenso pelo programa Alfabetização
Solidária: "usos" e "abusos" do pensamento
freireano
Marcia Soares de Alvarenga (UERJ)
Jovens
no ensino supeltivo: desnaturalizando o fracasso e reconstituindo trajetórias
Carmen Brunel (UFRGS)
Letramento:
as marcas da oralidade nas produções escritas de alunos
Marinaide Lima de Queiroz (SEMD)
Diferença e
singularidade no tempo de aprendizagem de jovens e adultos
Aria Rosa Fontebasso (UFRGS)
Numeramento,
metacognição e aprendizagem matemática de jovens
e adultos
Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Alfabetização
e letramento de jovens e adultos: as concepções e práticas
de ensino do sistema de notação alfabética
Dayse Cabral de Moura (UFPE)
O
PLANFOR e a educação de jovens e adultos trabalhadores:
a subalternidade reiterada
Jaqueline Pereira Ventura (UFF)
O
jovem aluno e sas falas: ecos da escola noturna em tempos de novas propostas
educacionais
Vilma Abdalla Goissis (UFSCAR)
Dinâmicas
de grupo: uma contribuição teórica para uma prática
banalizada
Ana Paula Pacheco e Chaves (UNESP)
voltar ao início desta página
GT
19 Educação
Matemática
A
matemática em diferentes contextos sociais: diferentes matemáticas
ou diferentes manifestações da matemática? Reflexões
sobre a especificidade e a natureza do trabalho educativo escolar
José Roberto Boettger Giardinetto (UNESP)
Quatro
concepções de probabilidade manifestadas por alunos ingressantes
na licenciatura em matemática: clássica, freqüentista,
subjetiva e formal
Dione Lucchesi de Carvalho (UNICAMP)
Modelagem
matemática e os futuros professores
Jonei Cerqueira Barbosa (UCSAL)
Caracterizando
a matemática escolar
Carmen Cecilia Schmitz (UNISINOS)
Parâmetros
curriculares nacionais de matemática para o 3º e 4º ciclos
de ensino fundamental e o ensino das construções geométricas,
entre outras considerações
Elenice de Souza Lodron Zuin (PUC-Minas)
A
teoria dos campos conceituais e o ensino de vetores no ensino secundário
francês
Marilena Bittar (UFMS)
O(a)
professor(a) de matemática no contexto da inclusão escolar
Samira Zaidan (UFMG)
Princípios
pedagógicos para medidas espaciais no ensino fundamental
Neiva Ignês Grando (UPF)
voltar ao início desta página
GT
21 Relações Raciais/
Étnicas e Educação
Afro-brasileiros,
políticas de ação afirmativa e educação:
algumas considerações
Ahyas Siss (UFF)
A
representação social do negro no livro didático:
o que mudou?
Ana Célia da Silva (UNEB)
Professoras
negras: assumindo a identidade étnica e desvelando o preconceito
e a discriminação no cotidiano de vida e profissão
Regina de Fátima de Jesus (UERJ)
voltar ao início desta página
|