25ͺ Reuniγo Anual

Caxambu
29 de setembro a 2 de outubro de 2002


Mini-Cursos

 
Volta para a página da 25ªRA
 

GT 2 —  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 4 — Didática   
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 

GT 12 — Currículo 
GT 14 — Sociologia da Educação 
GT 15 — Educação Especial 
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 17 — Filosofia da Educação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GT 20 — Psicologia da Educação 
GE 21 — Relações Raciais/ Étnicas e Educação

 
 

GT 2 — História da Educação

Tema: Tópicos de História da Educação Infantil
Local: Hotel Glória - Sala Cambuquira
Prof. Dr. Moysés Kuhlmann Jr. (USF)

Ementa
O minicurso irá apresentar aspectos da história da infância, da assistência e do processo de difusão internacional das instituições de educação infantil no final do século XIX e da apropriação dessas propostas no Brasil. Em seguida, tratará da circulação das idéias sobre a educação da infância e da trajetória das políticas e das concepções educacionais para a educação infantil, do final do século XIX ao final do século XX
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GT 3 — Movimentos Sociais e Educação

Tema: A Produção Social das Juventudes: Práticas e Espaços Educativos
Local: Hotel Glória - Sala Baependi
Prof. Paulo Cesar Rodrigues Carrano (UFF)
Co-autores: Juarez Dayrell (UFMG)
Maria Carla Corrochano (ONG Ação Educativa)
Olga Celestino Durand (UFSC)

Ementa
Sociologia da juventude: noções e representações sobre o jovem. Historicidade da noção de juventudes. Condição social dos jovens no Brasil e na América Latina. Culturas urbanas e identidades juvenis. Cidades e espaços sociais educativos de produção da subjetividade juvenil. Escola e vida coletiva juvenil. Experiências de pesquisa e ações culturais de juventudes.

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GT 4 — Didática

Tema: Metodologia dialética e avaliação da aprendizagem na educação superior
Local: Hotel Palace - Sala de Convenções
Profa. Profa. Dra. Lilian Anna Wachowicz (PUC-PR)
Dra. Léa Das Graças Camargos Anastasiou

Ementa
As categorias metodológicas da dialética na Didática, analisadas nas suas relações: historicidade, contradições, totalidade. A interestruturação do sujeito o objeto, como proposta metodológica no processo de construção do conhecimento.
A intersubjetividade e a natureza do processo de aprendizagem escolar.
A avaliação do processo ensino e aprendizagem: descrição, ao invés de prescrição.
O julgamento de valor na avaliação.
A relação forma e conteúdo no processo .
Técnicas de ensino, favoráveis à dialética na didática.
A relação quantidade e qualidade;
A relação do individual e do coletivo no processo de educação escolar.
A interdisciplinaridade e o conhecimento.

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GT 6 — Educação Popular

Tema: A Contribuição de algumas teóricas feministas para a Educação Popular
Local: Hotel União - Sala D. Pedro
Edla Eggert (UNISINOS)

Ementa
Toda formação que foi possível de ser experimentada como educadora nos espaços de Educação Popular contribuiu para estudar mulheres filósofas e teólogas. Com base nessa experiência desejo apresentar um mini-curso para trazer o pensamento de Ivone Gebara, Elizabeth S. Fiorenza, Rebeca Chopp, entre outras, a fim de fazer uma análise que relacione as proposições dessas feministas com a realidade pedagógica da Educação Popular. A pesquisa no âmbito da Educação Popular possui um compromisso ético que pode ser relacionado com as posições das teóricas feministas, porém acredito que os desafios propostos por elas são um campo provocador para educadores/as populares. Um desses campos se resume ao processo de construção do conhecimento que, para as feministas, parte da experiência das mulheres e deve se fazer presente na estruturação do conhecimento das mulheres através da escrita. Pretendo refletir através do minicurso como poderemos intercambiar leituras da Educação Popular com leituras de teóricas feministas gerando assim, uma base bibliográfica entre as/os participantes.

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GT 7— Educação da Criança de 0 a 6 anos

Tema: A Educação Infantil na Itália: novas perspectivas de pesquisas e práticas
Local: Hotel Palace - Sala de Leitura
Profª: Ana Lúcia G. Faria (UNICAMP)
Profª Tulia Musatti
Profª Anna Bondioli

Ementa
A relação entre as pesquisas sobre infância e as práticas educativas nas creches e pré-escolas. As famílias e as instituições de educação infantil. Políticas públicas e gestão social de creche. A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos na creche.

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GT 8 — Formação de Professores

Tema: A Pesquisa Na Formação de Professores
Local: Hotel Glória - Sala S. Lourenço
Prof. Waldeck Carneiro da Silva (UFF, Coordenador), Adilson Florentino (UNIRIO), Elisete Tavares dos S. Jorge (UNESA/UFF) e Yrlla Ribeiro de O. Carneiro da Silva (UNESA).

Ementa:
Evolução recente do debate sobre o papel da pesquisa na formação de professores: a questão do professor-pesquisador, do professor reflexivo, do olhar investigativo e da dinâmica ação-reflexão-ação na formação e na prática de professores. Possibilidades teórico-metodológicas da pesquisa na formação de professores: um enfoque epistemológico, com ênfase nas implicações das matrizes racionalista e empiricista. Concepções de pesquisa predominantes em cursos de formação de professores em nível universitário: o embate entre pesquisa acadêmica e pesquisa do/no cotidiano. O lugar da pesquisa na formação de professores em nível universitário: a institucionalização da pesquisa no currículo (disciplina obrigatória ou optativa, monografia, etc). O espaço da pesquisa na formação de professores em nível universitário: a dinâmica cotidiana das práticas de pesquisa vivenciadas. Tendências, possibilidades e desafios para o aprofundamento da reflexão sobre a pesquisa na formação de professores.

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GT 9 — Trabalho e Educação

Tema: A Pesquisa educacional e o uso de imagens
Local: Hotel Glória - Sala Caxambu
Profª Maria Ciavatta Franco (UFF)
Profª Nilda Alves (UERJ)
Prof. Gustavo Fischiman

Ementa
O uso da imagem é um dos desafios mais inquietantes para a pesquisa em educação. Como fonte documental, própria da pesquisa histórica, como forma de conhecimento do mundo, guardiã da memória e elo de coesão de identidades, como representação da realidade nos estudos da área de comunicação, como elemento fundamental das artes visuais ou como produção cultural advinda do trabalho humano, a imagem participa de um universo sedutor e ambíguo de onde podem ser depreendidos múltiplos significados. Todo o processo de produção da imagem, de sua apropriação, preservação e utilização, de sua observação e interpretação é permeado por elementos ideológicos da concepção de realidade e da visão de mundo de cada um dos sujeitos envolvidos. A imagem é sempre parte do pensamento, da linguagem, da cultura e da história vivenciada e expressa por cada um deles, salva nos vestígios de algum tempo e lugar, de espaçostempos. Este minicurso parte da experiência pessoal de cada um dos pesquisadores no uso de imagens como instrumento de pesquisa. Pretende-se oferecer uma visão plural, focalizando algumas dessas abordagens, com vistas a uma discussão sobre suas implicações epistemológicas.

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GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita

Tema: Teoria Dos Gêneros Do Discurso - A Proposta De Bakhtin E A Linguagem Em Situação De Ensino
Local: Hotel Glória - Sala Aiuruoca
Profª. Roxane Helena Rodrigues Rojo (LAEL/PUC-SP)

Ementa
Este Mini Curso sobre a Teoria dos Gêneros do Discurso tem por objetivo trabalhar os gêneros do cotidiano, os gêneros escolares e os gêneros de outras esferas de circulação circunscritos aqui àqueles suscetíveis de aparecer nas circunstâncias em que a linguagem se encontra mobilizada, de maneira específica, em situações de ensino. O ponto de partida é a teoria dos gêneros discursivos como foi concebida por Bakhtin, não apenas no famoso ensaio "Os gêneros do discurso", mas especialmente na maneira como foi tratado em "O discurso no romance", para dimensionar categorias orientadoras da caracterização dos gêneros escolares e escolarizados. Com base nessa concepção, serão consideradas teorias dos gêneros daí advindas, os estudos já existentes e, especialmente, a possibilidade de enfrentar, de forma teórica e prática, gêneros discursivos característicos da situação privilegiadas para a observação: ensino.

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GT 11 — Política de Educação Superior

Tema: O Financiamento Da Educação Pública Brasileira: A Presença Do "Quase-Mercado" Educacional
Local: Hotel Glória - Sala Contendas
Prof. Nelson Cardoso Amaral (UFG)

Ementa
A sociedade capitalista-liberal e o estabelecimento do "quase-mercado" educacional. (2) O Fundo Público: Definições, gastos e prioridades. (3) O Fundo Público: Gastos educacionais. (4) Os recursos da educação pública brasileira previstos na Constituição Federal: a vinculação constitucional de impostos. (5) O Fundo de Manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF): definição, origem em Anísio Teixeira, problemas e méritos. (6) Mudanças na educação superior brasileira sob a ótica do financiamento: diferenciação das instituições; diversificação das fontes de financiamento; cobrança de mensalidades; a vinculação financiamento-resultados; ampliação do setor privado e o limite à sua expansão; a contraposição entre o ensino superior e os outros níveis de ensino; a valorização do quantitativismo; o contrato de gestão e a função do Estado. (7) A visão de organismos multilaterias sobre o financiamento da educação: BIRD e UNESCO.

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GT 12 — Currículo

Tema: Pensando currículos contra-hegemônicos através das pistas do cotidiano
Local: Hotel Palace - Sala de Estar
Prof.: Carlos Eduardo Ferraço (DASE/PPGE/CP/UFES) coordenador
Inês Barbosa de Oliveira (Proped/EDU/UERJ)
Joanir Gomes de Azevedo (ESE/UFF)

Ementa
A produção curricular nos espaçostempos cotidianos. As realidades possíveis não efetivadas e a emergência de institucionalidades contra-hegemônicas nas práticas cotidianas. Táticas emancipatórias dos praticantes da vida cotidiana nos espaçostempos da escola.
Sujeitos cotidianos. Redes de saberes e práticas. Redes e desdobras. Temposespaços do aprenderensinar. Entre-lugares (fronteiras) cotidianos do aprenderensinar. Fragmentos de significados, escritos e falas dos sujeitos cotidianos. Pistas cotidianas como referências das intervenções curriculares.
Subjetividades de fronteira, culturas híbridas e diversidade de saberes nos currículos cotidianos.

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GT 14 — Sociologia da Educação

Tema: A Educação À Luz Da Teoria Sociológica Weberiana
Local: Hotel Palace - Sala da Piscina
Prof: Wania Regina Coutinho Gonzalez (UNESA)-
Rita A . T. Vilela (PUCMG)
Marcio da Costa (UFRJ)

Ementa
O pensamento de Max Weber e a análise das relações sociais do seu tempo. Discussão do contexto cultural, social e político que auxiliam a entender a Sociologia Compreensiva e a teoria política das relações de poder. Categorias de análise sociológica que fornecem subsídios para a interpretação dos fenômenos educativos a partir das formulações teóricas do sociólogo alemão. Reflexão sobre o tema da educação em Max Weber. A abordagem da educação como um amplo processo de socialização não restrito à instituição escolar. A reconstrução de sua análise sociológica dos fenômenos da educação. Os tipos de educação descritos pelo autor e as suas referências a temas focais. Potencialidades da teoria sociológica weberiana nos estudos sobre a educação. Análise da apropriação do pensamento de Weber efetuada por alguns autores que refletem sobre os fenômenos educacionais.

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GT 15 — Educação Especial

Tema: Educação Especial: Pesquisas atuais fundamentadas em Vigotski e Bakhtin
Local: Hotel União - Auditório
Prof. Maria Cecília Rafael de Góes (Unimep)

Ementa
Neste mini-curso pretende-se examinar um recorte da produção brasileira recente em Educação Especial, focalizando pesquisas que assumem um referencial histórico-cultural, centrado nas proposições de L. S. Vigotski, e se articulam à perspectiva enunciativo-dialógica, proposta por M. Bakhtin. Serão consideradas as re-leituras dos pequisadores, nos aportes que fazem desses dois teóricos, e as contribuições das investigações atuais em relação a três temas: ênfases conceituais e metodológicas; processos e contextos focalizados; indicações propositivas e indagações para os âmbitos da pesquisa e da atuação frente aos problemas da área.

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GT 16 — Educação e Comunicação

Tema: O software educativo e a promoção da aprendizagem significativa: utopia ou realidade?
Local: Hotel Glória - Sala Lambari
Prof. Gilberto Lacerda Santos (UnB)

Ementa
O curso visa promover a construção conjunta de uma visão geral acerca do software educativo, contextualizando-o no momento social atual e discutindo seu papel na relação educativa, suas limitações e possibilidades com relação ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. Será baseado na leitura de alguns textos, em discussões e em dinâmicas de trabalho cooperativo de elucidação de representações acerca do software educativo.

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GT 17 — Filosofia da Educação

Tema: Teoria do conhecimento e ensino (análise do método de ensino intuitivo e seus fundamentos filosóficos)
Local: Hotel Glória - Sala Passa Quatro
Profª Vera Teresa Valdemarin

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GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Tema: Análise da demanda social por educação de pessoas jovens e adultas
Local: Hotel Caxambu - Salão
Profª Maria Teresa Sirvent (IICE) - Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires

Ementa
Abordará as bases teóricas e metodológicas que informaram o estudo "La situación de la educación de jóvenes y adultos en un contexto de neoconservadurismo, políticas de ajuste y pobreza", que combinou elementos quantitativos e qualitativos, por meio dos quais a análise da demanda educativa foi enquadrada na problemática da estrutura de poder, da participação social e das necessidades individuais e coletivas, mediante o emprego das categorias teóricas demanda potencial, efetiva e social. À luz da sociologia política, a demanda educativa é considerada como um processo dinâmico que inclui sua construção desde o reconhecimento da necessidade, sua transformação em objeto de reclamo coletivo e conversão em assunto debate público, processo este que envolve conflitos e aprendizagens sociais que incidem em aspectos estruturais e psicossociais.

Ementa
1. Caracterização do Método de Ensino Intuitivo: contexto histórico-educacional do século XIX; principais autores; objetivos do método de ensino; sua apropriação no contexto brasileiro, a fim de apontar os propósitos sociais e políticos creditados ao movimento de renovação pedagógica então em curso.
2. Concepção de aprendizagem como justificativa das proposições metodológicas e teoria do conhecimento que lhe serve de fundamento: a apropriação do empirismo nas formulações educacionais.
3. Algumas implicações da relação entre filosofia e ensino ou entre fundamentos teóricos e aplicação metodológica de uma proposta educacional específica, extraindo elementos que se configuram na mediação escolar; discussão sobre alguns elementos da cultura escolar a partir da análise do Método de Ensino Intuitivo.

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GT 19 — Educação Matemática

Tema: Teoria dos Campos Conceituais e o Ensino da Geometria
Local: Hotel Glória - Sala 12
Profa. Dra. Marilena Bittar (UFMS) (coordenadora),
Profa. Dra. Paula Moreira Baltar Bellemain (UFPE),
Profa. Dra. Ana P
aula Jahn (PUCSP)

Ementa
Discutir aspectos fundamentais da teoria dos campos conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud, e mostrar possíveis aplicações desse referencial teórico no processo de ensino e aprendizagem da geometria.

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GT 20 — Psicologia da Educação

Tema: Relação família e escola : uma questão complexa e de âmbito interdisciplinar
Local: Hotel Lopes - Salão
Profª Heloisa Szymanski (PUC - SP)

Ementa
O tema das relações entre escola-família esteve sempre no centro das pesquisas educacionais, apesar das controvérsias teóricas sobre o assunto. Superando as teses do handicap cultural, cuja explicação para o fracasso escolar centrava-se nas carências ou distância cultural entre família e escola, a análise se volta para famílias concretas, de diferentes meios sociais, buscando compreender os significados das demandas escolares, as práticas familiares de escolarização, a transmissão de valores, os modos de socialização na educação dos filhos e o desenvolvimento humano como um fenômeno situado nas múltiplas interações adulto-criança/adolescente . Com base em estudos recentes, do país e do exterior, um objetivo do minicurso é apresentar contribuições teóricas e discutir resultados de pesquisas empíricas no campo da sociologia da educação e da psicologia da educação que permitam problematizar questões bastante cristalizadas no meio educacional, em especial as da hegemonia do modelo da família nuclear, do modo dominante de considerar o que é chamado de "interesse" e "participação" e a noção "essencialista" da constituição da identidade.

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GE 21— Relações Raciais/ Étnicas e Educação

Local: Hotel Caxambu - Sala da Piscina -
Tema: A Educação nos Quilombos Contemporâneos - data 30/09/2002
Maria Da Glória da Veiga Moura (coordenadora) - UNB
Ana Célia da Silva - UNEB

Tema: As Transformações da Representação social do negro no livro didático: o que mudou? data : 01/10/2002
Nietta Lindenberg Monte -- Comissão Pró-Índio do Acre

Tema: Povos Indígenas e Educação: registros de processos de formação profissional -data: 02/10/2002

Ementa
A Educação nas Comunidades dos Quilombos Contemporâneos
A Representação Social do Negro nos Livros Didáticos
A Formação de Professores Indígenas nos últimos 20 anos.

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