GT 2
História da Educação
Tema: Tópicos
de História da Educação Infantil
Local: Hotel Glória - Sala Cambuquira
Prof. Dr. Moysés Kuhlmann Jr. (USF)
Ementa
O minicurso irá apresentar aspectos da história da infância,
da assistência e do processo de difusão internacional das
instituições de educação infantil no final
do século XIX e da apropriação dessas propostas no
Brasil. Em seguida, tratará da circulação das idéias
sobre a educação da infância e da trajetória
das políticas e das concepções educacionais para
a educação infantil, do final do século XIX ao final
do século XX.
voltar ao início desta página
GT 3 Movimentos
Sociais e Educação
Tema: A Produção
Social das Juventudes: Práticas e Espaços Educativos
Local: Hotel Glória - Sala Baependi
Prof. Paulo Cesar Rodrigues Carrano (UFF)
Co-autores: Juarez Dayrell (UFMG)
Maria Carla Corrochano (ONG Ação Educativa)
Olga Celestino Durand (UFSC)
Ementa
Sociologia da juventude: noções e representações
sobre o jovem. Historicidade da noção de juventudes. Condição
social dos jovens no Brasil e na América Latina. Culturas urbanas
e identidades juvenis. Cidades e espaços sociais educativos de
produção da subjetividade juvenil. Escola e vida coletiva
juvenil. Experiências de pesquisa e ações culturais
de juventudes.
voltar ao início desta página
GT 4 Didática
Tema: Metodologia
dialética e avaliação da aprendizagem na educação
superior
Local: Hotel Palace - Sala de Convenções
Profa. Profa. Dra. Lilian Anna Wachowicz (PUC-PR)
Dra. Léa Das Graças Camargos Anastasiou
Ementa
As categorias metodológicas da dialética na Didática,
analisadas nas suas relações: historicidade, contradições,
totalidade. A interestruturação do sujeito o objeto, como
proposta metodológica no processo de construção do
conhecimento.
A intersubjetividade e a natureza do processo de aprendizagem escolar.
A avaliação do processo ensino e aprendizagem: descrição,
ao invés de prescrição.
O julgamento de valor na avaliação.
A relação forma e conteúdo no processo .
Técnicas de ensino, favoráveis à dialética
na didática.
A relação quantidade e qualidade;
A relação do individual e do coletivo no processo de educação
escolar.
A interdisciplinaridade e o conhecimento.
voltar ao início desta página
GT 6
Educação
Popular
Tema: A Contribuição
de algumas teóricas feministas para a Educação Popular
Local: Hotel União - Sala D. Pedro
Edla Eggert (UNISINOS)
Ementa
Toda formação que foi possível de ser experimentada
como educadora nos espaços de Educação Popular contribuiu
para estudar mulheres filósofas e teólogas. Com base nessa
experiência desejo apresentar um mini-curso para trazer o pensamento
de Ivone Gebara, Elizabeth S. Fiorenza, Rebeca Chopp, entre outras, a
fim de fazer uma análise que relacione as proposições
dessas feministas com a realidade pedagógica da Educação
Popular. A pesquisa no âmbito da Educação Popular
possui um compromisso ético que pode ser relacionado com as posições
das teóricas feministas, porém acredito que os desafios
propostos por elas são um campo provocador para educadores/as populares.
Um desses campos se resume ao processo de construção do
conhecimento que, para as feministas, parte da experiência das mulheres
e deve se fazer presente na estruturação do conhecimento
das mulheres através da escrita. Pretendo refletir através
do minicurso como poderemos intercambiar leituras da Educação
Popular com leituras de teóricas feministas gerando assim, uma
base bibliográfica entre as/os participantes.
voltar ao início desta página
GT 7 Educação
da Criança de 0 a 6 anos
Tema: A Educação
Infantil na Itália: novas perspectivas de pesquisas e práticas
Local: Hotel Palace - Sala de Leitura
Profª: Ana Lúcia G. Faria (UNICAMP)
Profª Tulia Musatti
Profª Anna Bondioli
Ementa
A relação entre as pesquisas sobre infância e as práticas
educativas nas creches e pré-escolas. As famílias e as instituições
de educação infantil. Políticas públicas e
gestão social de creche. A dimensão lúdica na criança
de 0 a 3 anos na creche.
voltar ao início desta página
GT 8 Formação
de Professores
Tema: A
Pesquisa Na Formação de Professores
Local: Hotel Glória - Sala S. Lourenço
Prof. Waldeck Carneiro da Silva (UFF, Coordenador), Adilson Florentino
(UNIRIO), Elisete Tavares dos S. Jorge (UNESA/UFF) e Yrlla Ribeiro de
O. Carneiro da Silva (UNESA).
Ementa:
Evolução recente do debate sobre o papel da pesquisa na
formação de professores: a questão do professor-pesquisador,
do professor reflexivo, do olhar investigativo e da dinâmica ação-reflexão-ação
na formação e na prática de professores. Possibilidades
teórico-metodológicas da pesquisa na formação
de professores: um enfoque epistemológico, com ênfase nas
implicações das matrizes racionalista e empiricista. Concepções
de pesquisa predominantes em cursos de formação de professores
em nível universitário: o embate entre pesquisa acadêmica
e pesquisa do/no cotidiano. O lugar da pesquisa na formação
de professores em nível universitário: a institucionalização
da pesquisa no currículo (disciplina obrigatória ou optativa,
monografia, etc). O espaço da pesquisa na formação
de professores em nível universitário: a dinâmica
cotidiana das práticas de pesquisa vivenciadas. Tendências,
possibilidades e desafios para o aprofundamento da reflexão sobre
a pesquisa na formação de professores.
voltar ao início desta página
GT 9 Trabalho
e Educação
Tema: A Pesquisa
educacional e o uso de imagens
Local: Hotel Glória - Sala Caxambu
Profª Maria Ciavatta Franco (UFF)
Profª Nilda Alves (UERJ)
Prof. Gustavo Fischiman
Ementa
O uso da imagem é um dos desafios mais inquietantes para a pesquisa
em educação. Como fonte documental, própria da pesquisa
histórica, como forma de conhecimento do mundo, guardiã
da memória e elo de coesão de identidades, como representação
da realidade nos estudos da área de comunicação,
como elemento fundamental das artes visuais ou como produção
cultural advinda do trabalho humano, a imagem participa de um universo
sedutor e ambíguo de onde podem ser depreendidos múltiplos
significados. Todo o processo de produção da imagem, de
sua apropriação, preservação e utilização,
de sua observação e interpretação é
permeado por elementos ideológicos da concepção de
realidade e da visão de mundo de cada um dos sujeitos envolvidos.
A imagem é sempre parte do pensamento, da linguagem, da cultura
e da história vivenciada e expressa por cada um deles, salva nos
vestígios de algum tempo e lugar, de espaçostempos. Este
minicurso parte da experiência pessoal de cada um dos pesquisadores
no uso de imagens como instrumento de pesquisa. Pretende-se oferecer uma
visão plural, focalizando algumas dessas abordagens, com vistas
a uma discussão sobre suas implicações epistemológicas.
voltar ao início desta página
GT 10 Alfabetização,
Leitura e Escrita
Tema: Teoria
Dos Gêneros Do Discurso - A Proposta De Bakhtin E A Linguagem Em
Situação De Ensino
Local: Hotel Glória - Sala Aiuruoca
Profª. Roxane Helena Rodrigues Rojo (LAEL/PUC-SP)
Ementa
Este Mini Curso sobre a Teoria dos Gêneros do Discurso tem por objetivo
trabalhar os gêneros do cotidiano, os gêneros escolares e
os gêneros de outras esferas de circulação circunscritos
aqui àqueles suscetíveis de aparecer nas circunstâncias
em que a linguagem se encontra mobilizada, de maneira específica,
em situações de ensino. O ponto de partida é a teoria
dos gêneros discursivos como foi concebida por Bakhtin, não
apenas no famoso ensaio "Os gêneros do discurso", mas
especialmente na maneira como foi tratado em "O discurso no romance",
para dimensionar categorias orientadoras da caracterização
dos gêneros escolares e escolarizados. Com base nessa concepção,
serão consideradas teorias dos gêneros daí advindas,
os estudos já existentes e, especialmente, a possibilidade de enfrentar,
de forma teórica e prática, gêneros discursivos característicos
da situação privilegiadas para a observação:
ensino.
voltar ao início desta página
GT 11 Política
de Educação Superior
Tema: O Financiamento
Da Educação Pública Brasileira: A Presença
Do "Quase-Mercado" Educacional
Local: Hotel Glória - Sala Contendas
Prof. Nelson Cardoso Amaral (UFG)
Ementa
A sociedade capitalista-liberal e o estabelecimento do "quase-mercado"
educacional. (2) O Fundo Público: Definições, gastos
e prioridades. (3) O Fundo Público: Gastos educacionais. (4) Os
recursos da educação pública brasileira previstos
na Constituição Federal: a vinculação constitucional
de impostos. (5) O Fundo de Manutenção e desenvolvimento
do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério
(FUNDEF): definição, origem em Anísio Teixeira, problemas
e méritos. (6) Mudanças na educação superior
brasileira sob a ótica do financiamento: diferenciação
das instituições; diversificação das fontes
de financiamento; cobrança de mensalidades; a vinculação
financiamento-resultados; ampliação do setor privado e o
limite à sua expansão; a contraposição entre
o ensino superior e os outros níveis de ensino; a valorização
do quantitativismo; o contrato de gestão e a função
do Estado. (7) A visão de organismos multilaterias sobre o financiamento
da educação: BIRD e UNESCO.
voltar ao início desta página
GT 12 Currículo
Tema: Pensando
currículos contra-hegemônicos através das pistas do
cotidiano
Local: Hotel Palace - Sala de Estar
Prof.: Carlos Eduardo Ferraço (DASE/PPGE/CP/UFES) coordenador
Inês Barbosa de Oliveira (Proped/EDU/UERJ)
Joanir Gomes de Azevedo (ESE/UFF)
Ementa
A produção
curricular nos espaçostempos cotidianos. As realidades possíveis
não efetivadas e a emergência de institucionalidades contra-hegemônicas
nas práticas cotidianas. Táticas emancipatórias dos
praticantes da vida cotidiana nos espaçostempos da escola.
Sujeitos cotidianos. Redes de saberes e práticas. Redes e desdobras.
Temposespaços do aprenderensinar. Entre-lugares (fronteiras) cotidianos
do aprenderensinar. Fragmentos de significados, escritos e falas dos sujeitos
cotidianos. Pistas cotidianas como referências das intervenções
curriculares.
Subjetividades de fronteira, culturas híbridas e diversidade de
saberes nos currículos cotidianos.
voltar ao início desta página
GT 14 Sociologia
da Educação
Tema: A
Educação À Luz Da Teoria Sociológica Weberiana
Local: Hotel Palace - Sala da Piscina
Prof: Wania Regina Coutinho Gonzalez (UNESA)-
Rita A . T. Vilela (PUCMG)
Marcio da Costa (UFRJ)
Ementa
O pensamento de Max Weber e a análise das relações
sociais do seu tempo. Discussão do contexto cultural, social e
político que auxiliam a entender a Sociologia Compreensiva e a
teoria política das relações de poder. Categorias
de análise sociológica que fornecem subsídios para
a interpretação dos fenômenos educativos a partir
das formulações teóricas do sociólogo alemão.
Reflexão sobre o tema da educação em Max Weber. A
abordagem da educação como um amplo processo de socialização
não restrito à instituição escolar. A reconstrução
de sua análise sociológica dos fenômenos da educação.
Os tipos de educação descritos pelo autor e as suas referências
a temas focais. Potencialidades da teoria sociológica weberiana
nos estudos sobre a educação. Análise da apropriação
do pensamento de Weber efetuada por alguns autores que refletem sobre
os fenômenos educacionais.
voltar ao início desta página
GT 15 Educação
Especial
Tema: Educação
Especial: Pesquisas atuais fundamentadas em Vigotski e Bakhtin
Local: Hotel União - Auditório
Prof. Maria Cecília Rafael de Góes (Unimep)
Ementa
Neste mini-curso pretende-se examinar um recorte da produção
brasileira recente em Educação Especial, focalizando pesquisas
que assumem um referencial histórico-cultural, centrado nas proposições
de L. S. Vigotski, e se articulam à perspectiva enunciativo-dialógica,
proposta por M. Bakhtin. Serão consideradas as re-leituras dos
pequisadores, nos aportes que fazem desses dois teóricos, e as
contribuições das investigações atuais em
relação a três temas: ênfases conceituais e
metodológicas; processos e contextos focalizados; indicações
propositivas e indagações para os âmbitos da pesquisa
e da atuação frente aos problemas da área.
voltar ao início desta página
GT 16 Educação
e Comunicação
Tema: O
software educativo e a promoção da aprendizagem significativa:
utopia ou realidade?
Local: Hotel Glória - Sala Lambari
Prof. Gilberto Lacerda Santos (UnB)
Ementa
O curso visa promover a construção conjunta de uma visão
geral acerca do software educativo, contextualizando-o no momento social
atual e discutindo seu papel na relação educativa, suas
limitações e possibilidades com relação ao
desenvolvimento de aprendizagens significativas. Será baseado na
leitura de alguns textos, em discussões e em dinâmicas de
trabalho cooperativo de elucidação de representações
acerca do software educativo.
voltar ao início desta página
GT 17 Filosofia
da Educação
Tema: Teoria
do conhecimento e ensino (análise do método de ensino intuitivo
e seus fundamentos filosóficos)
Local: Hotel Glória - Sala Passa Quatro
Profª Vera Teresa Valdemarin
voltar ao início desta página
GT 18 Educação
de Pessoas Jovens e Adultas
Tema: Análise
da demanda social por educação de pessoas jovens e adultas
Local: Hotel Caxambu - Salão
Profª Maria Teresa Sirvent (IICE) - Facultad de Filosofia y Letras
de la Universidad de Buenos Aires
Ementa
Abordará as bases teóricas e metodológicas que informaram
o estudo "La situación de la educación de jóvenes
y adultos en un contexto de neoconservadurismo, políticas de ajuste
y pobreza", que combinou elementos quantitativos e qualitativos,
por meio dos quais a análise da demanda educativa foi enquadrada
na problemática da estrutura de poder, da participação
social e das necessidades individuais e coletivas, mediante o emprego
das categorias teóricas demanda potencial, efetiva e social. À
luz da sociologia política, a demanda educativa é considerada
como um processo dinâmico que inclui sua construção
desde o reconhecimento da necessidade, sua transformação
em objeto de reclamo coletivo e conversão em assunto debate público,
processo este que envolve conflitos e aprendizagens sociais que incidem
em aspectos estruturais e psicossociais.
Ementa
1. Caracterização do Método de Ensino Intuitivo:
contexto histórico-educacional do século XIX; principais
autores; objetivos do método de ensino; sua apropriação
no contexto brasileiro, a fim de apontar os propósitos sociais
e políticos creditados ao movimento de renovação
pedagógica então em curso.
2. Concepção de aprendizagem como justificativa das proposições
metodológicas e teoria do conhecimento que lhe serve de fundamento:
a apropriação do empirismo nas formulações
educacionais.
3. Algumas implicações da relação entre filosofia
e ensino ou entre fundamentos teóricos e aplicação
metodológica de uma proposta educacional específica, extraindo
elementos que se configuram na mediação escolar; discussão
sobre alguns elementos da cultura escolar a partir da análise do
Método de Ensino Intuitivo.
voltar ao início desta página
GT 19 Educação
Matemática
Tema: Teoria
dos Campos Conceituais e o Ensino da Geometria
Local: Hotel Glória - Sala 12
Profa. Dra. Marilena Bittar (UFMS) (coordenadora),
Profa. Dra. Paula Moreira Baltar Bellemain (UFPE),
Profa. Dra. Ana Paula
Jahn (PUCSP)
Ementa
Discutir aspectos fundamentais da teoria dos campos conceituais, desenvolvida
por Gérard Vergnaud, e mostrar possíveis aplicações
desse referencial teórico no processo de ensino e aprendizagem
da geometria.
voltar ao início desta página
GT 20 Psicologia
da Educação
Tema: Relação
família e escola : uma questão complexa e de âmbito
interdisciplinar
Local: Hotel Lopes - Salão
Profª Heloisa Szymanski (PUC - SP)
Ementa
O tema das relações entre escola-família esteve sempre
no centro das pesquisas educacionais, apesar das controvérsias
teóricas sobre o assunto. Superando as teses do handicap cultural,
cuja explicação para o fracasso escolar centrava-se nas
carências ou distância cultural entre família e escola,
a análise se volta para famílias concretas, de diferentes
meios sociais, buscando compreender os significados das demandas escolares,
as práticas familiares de escolarização, a transmissão
de valores, os modos de socialização na educação
dos filhos e o desenvolvimento humano como um fenômeno situado nas
múltiplas interações adulto-criança/adolescente
. Com base em estudos recentes, do país e do exterior, um objetivo
do minicurso é apresentar contribuições teóricas
e discutir resultados de pesquisas empíricas no campo da sociologia
da educação e da psicologia da educação que
permitam problematizar questões bastante cristalizadas no meio
educacional, em especial as da hegemonia do modelo da família nuclear,
do modo dominante de considerar o que é chamado de "interesse"
e "participação" e a noção "essencialista"
da constituição da identidade.
voltar ao início desta página
GE 21 Relações
Raciais/ Étnicas e Educação
Local: Hotel
Caxambu - Sala da Piscina -
Tema: A Educação nos Quilombos Contemporâneos
- data 30/09/2002
Maria Da Glória da Veiga Moura (coordenadora) - UNB
Ana Célia da Silva - UNEB
Tema: As Transformações
da Representação social do negro no livro didático:
o que mudou? data : 01/10/2002
Nietta Lindenberg Monte -- Comissão Pró-Índio do
Acre
Tema: Povos
Indígenas e Educação: registros de processos de formação
profissional -data: 02/10/2002
Ementa
A Educação nas Comunidades dos Quilombos Contemporâneos
A Representação Social do Negro nos Livros Didáticos
A Formação de Professores Indígenas nos últimos
20 anos.
voltar ao início desta página
|